
A Tesla Motors lançou seu programa de carros autônomos nesta semana e anunciou que irá criar um mapa digital de alta precisão de toda estrada ou rua na terra usando o sistema de GPS.
Segundo o CEO da companhia, Elon Musk, a principal diferença do mapeamento que temos hoje e do que a empresa propõe é que o sistema atual lê apenas a via. O novo rastreamento proposto irá ler cada faixa de uma estrada ou rua.
Para fazer isso, a Tesla vai utilizar dados de cada Model S, seu principal veículo, que estão sempre conectados a um sistema de armazenamento em nuvem. “Quando um carro aprende algo, todos aprenderão”, diz Musk.
De acordo com o executivo, a companhia está a apenas três anos de ter seu primeiro carro autônomo no mercado, sem contar, é claro, com a possível batalha que virá para a regulação desses modelos para trafegar nas ruas.
Autopilot. A companhia também divulgou essa semana uma atualização do software para todos os modelos S que traz o sistema Autopilot, no qual além de atualizar aplicativos no painel do carro e gerar melhorias no sistema de climatização, tem uma série de novas funções nos carros. Com ele, o carro é capaz de fazer as manobras para estacionar, trocar de faixa sozinho, se manter corretamente na faixa de rolagem e, ainda, avisar se há carros no ponto-cego ou tráfego cruzado.