O CEO da Tesla, Elon Musk, marcou uma nova data para seu “dia da bateria”, que será realizado no próximo 15 de setembro. A data já foi alterada diversas vezes desde 2019, algo que piorou com a pandemia do novo coronavírus. Musk promete mostrar no evento avanços importnte na tecnologia de baterias para os futuros modelos da fabricante.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seO atraso se deve muito a Elon Musk preferir um evento presencial, em vez de mudar os planos e fazer uma apresentação virtual. As novidades deverão ser apresentadas durante uma visita à nova fábrica de baterias na Califórnia. A unidade tem um novo modelo de produção dos sistemas.
As novas baterias da Tesla deverão ter avanços importantes. Menor custo de produção e durabilidade serão os pontos mais importantes. A Tesla tem uma forte parceria com a Panasonic, mas produz suas próprias baterias, já para reduzir custos. A equação é ponto chave para o sucesso dos carros elétricos da marca.
Baterias chinesas
Musk também deve detalhar a parceria com a chinesa Contemporary Amperex Technology para o fornecimento de baterias de fosfato de lítio-ferro. Elas são muito mais poderosas do que as atuais de íons de lítio e não usam cobalto. Esse modelo de baterias também deve durar cerca de um 1,6 milhão de quilômetros rodados.
Não é garantido, no entanto, que o evento ocorra mesmo em setembro. A data já foi postergada três vezes por conta da pandemia. Originalmente, deveria ter ocorrido em março. Embora marcado para setembro, o avanço da pandemia ainda não foi controlado nos Estados Unidos e o “dia da bateria” ainda pode ser adiado novamente.