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Teste das Antigas – Fiat Stilo
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Teste das Antigas – Fiat Stilo

Primeira avaliação do hatch foi feita em Paris, na França, e publicada em 07/08/2002

18 de fev, 2016 · 9 minutos de leitura.

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 Teste das Antigas - Fiat Stilo

A primeira avaliação do Fiat Stilo foi cercada de glamour, feita em Paris, na França. O modelo, apesar de bastante sofisticado em relação ao segmento na época de seu lançamento, em 2002, não fez o sucesso que a Fiat almejava. O modelo foi vendido por anos, amargando posições inferiores aos maiores concorrentes, como VW Golf, Chevrolet Astra e Ford Focus. Veja abaixo o que achamos dele, nas palavras de Lúcia Camargo Nunes.

Stilo: discreto e sofisticado
O próximo modelo médio que a Fiat lança no Brasil, no final de setembro,pode até não chamar atenção pelo seu desenho mais conservador, massurpreende pelo interior funcional e pelas inovações em um carro dessesegmento

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Paris – À primeira vista o Stilo engana. Se não fosse o logotipo na gradefrontal, o carro de desenho mais conservador e linhas retilíneas poderia atéser confundido com um modelo alemão: já seria fruto da parceria com aGeneral Motors. Discreto, tem vincos acentuados no capô, faróis que lembramos do Palio (e os do italiano Punto) e linha de cintura alta em contrastecom o Brava, modelo que foi substituído na Europa e deverá ser mantido porum tempo no Brasil. Mas o novo Fiat nacional, que chega às lojas no final desetembro, certamente surpreenderá pelas inovações reveladas em seu interior.

O Jornal do Carro avaliou na capital francesa a versão topo de linha Abarth(empresa do Grupo Fiat especializada em preparação de carros esportivos) commotor 2.4 ? semelhante ao do Marea, mas com potência de 170 cv. Esse motoraqui, atualmente com 160 cv, também deverá ganhar um pouco mais de potência.Além desse, a Fiat vai oferecer no Brasil as opções de motor 1.8 com 8 e 16válvulas e diferentes acabamentos. Todos estarão disponíveis somente comcarroceria de cinco portas.

A versão avaliada também vinha equipada com o câmbio semi-automáticoSelespeed (disponível no novo Alfa Romeo 147). Por ora, a Fiat vai adotar amesma transmissão manual de cinco marchas do Marea e poderá oferecer oSelespeed posteriormente.


Se o eficiente motor 2.4 já é um velho conhecido, é nas soluçõestecnológicas e disposições internas que o Stilo reserva novidades. Enquantopor fora o médio guarda discrição em seus 4,25 metros de comprimento por1,76 m de largura e 1,52 m de altura, por dentro a impressão que se tem é deestar em um carro bem mais luxuoso.

Alguns detalhes são inéditos para essa categoria. Um deles é a nova direçãoelétrica Dual Drive: ao transitar normalmente o motorista tem uma direçãomacia como uma hidráulica tradicional. Em situações de manobra basta acionara tecla City, que fica no console central, e o sistema reduz em 50% oesforço, facilitando a execução dos movimentos.

Um dos destaques é o banco traseiro deslizante, que permite ampliar oureduzir o espaço para as pernas ou do porta-malas.


Embora seja um hatchback, o interior tenta se aproximar do das minivans:além da posição ligeiramente mais alta de dirigir e da boa visibilidade, obanco traseiro bipartido deslizante oferece regulagem longitudinal e tambémdo encosto. Com isso o espaço do porta-malas varia de 335 a 410 litros. Hávários porta-objetos espalhados pelo carro, inclusive dois porta-luvas,sendo um deles refrigerado. O passageiro frontal também conta com uma gavetaembaixo do banco.

Atrás, os ocupantes encontram excelente espaço para as pernas, mas, emcontrapartida, o teto baixo pode fazer as pessoas mais altas esbarrarem acabeça. O apoio de braço (no lugar do passageiro central) traz doisporta-copos, espaço para pequenos objetos e acesso ao porta-malas. Esserecurso, aliás, até atrapalha o conforto de quem vai no meio, deixando deser tão agradável quanto ir nas laterais. O passageiro do lado direitotambém conta com uma mesinha de avião. Os encostos de cabeça podem serregulados para não atrapalhar a visibilidade do motorista, e os três cintossão retráteis.

O painel é limpo e funcional. Nessa versão Abarth o quadro de instrumentostem fundo branco. O acabamento é caprichado, o volante com ajuste de alturae profundidade tem vários comandos e o ar-condicionado digital trazregulagens independentes. Revestimento de couro será opcional no modelobrasileiro.Outra novidade para o segmento é o sistema My Car, que permite a personalização de várias funções utilizadas no dia-a-dia, como quais portasdeverão abrir quando o controle remoto for acionado, em qual velocidade otravamento automático das portas deve ocorrer, quais informações o motoristavai querer do computador de bordo, além de programar estação de rádio,regular a altura dos faróis, ajustar volume dos bips quando se aperta algumatecla, etc.


Vendo as estrelas. Uma novidade que certamente agradará ao consumidor brasileiro, muito emboracomo item opcional: as cinco lâminas de vidro do imenso teto solar elétricose estendem até o banco traseiro. O carro quase vira um conversível ousimplesmente roda com o teto de vidro sem a cobertura – e os passageiros detrás podem reclinar os bancos e viajar apreciando as estrelas.

A segurança é outro destaque. O Stilo oferece oito bolsas infláveis (duasfrontais, duas laterais na frente e duas atrás e duas de cortina). Haveráainda no modelo nacional as opções de freios a disco nas quatro rodas,sistemas antitravamento, além de controle de tração e de estabilidade.


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