Teste das Antigas: Tracker pega EcoSport

Utilitário já eram rivais há quase 10 anos; veja quem levou a melhor neste comparativo

Por 07 de abr, 2016 · 5m de leitura.
Sumido do mercado brasileiro desde 2004, o ChevroletTracker, que é montado na Argentina com peças da Suzuki vindas do Japão,está de volta – e agora equipado com motor a gasolina. Seu principal trunfo é o preço competitivo: R$ 58.990, que o torna o 4×4 mais barato do País. O baianoEcoSport 4WD parte de R$ 66.120. Assim como o modelo da Ford, esse GM vem de série com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e freios ABS. Porém, se precisar visitar uma oficina o dono doTracker ficará espantado ao receber a conta.

O preço de manutenção do jipinho é tão alto que foi o responsável pela sua derrota no comparativo. As revendas Chevrolet cobram nada menos que R$ 278 por cada vela. As da Ford, por sua vez, pedem um pouco mais de R$ 40 pelo jogo com quatro. Procurada pelo JC, a GM diz que as peças japonesas são encarecidas por impostos e custos logísticos. Afirma também que o valor sugerido para as peças são inferiores aos passados pelas concessionárias à reportagem. Além disso, ao rodar, a diferença de 15 cv e 1,4 mkgf a favor doEcoSport se torna perceptível. O jipinho da Ford conta com uma relação peso/potência de 9,6 kg/cv ante 11,7 kg/cv do modelo da GM.

Essa diferença se traduz em desempenho. O Ford é mais rápido para ir de 0 a 100 km/h e atinge velocidade máxima de 180 km/h ante 168 km/h doTracker, conforme dados divulgados pelas montadoras. Já fazer ultrapassagens com oTracker exige uma boa dose de paciência do motorista. A transmissão manual de cinco velocidades doEcoSport é outro ponto que merece elogio, especialmente ao ser comparada com o impreciso câmbio doTracker.


Off-road. O jogo começa a mudar quando os jipinhos deixam o asfalto e vão para a terra. É claro que nenhum deles foi feito para encarar trilhas pesadas. Aliás, é difícil encontrar proprietários que se arrisquem a colocar esse tipo de carro na lama. Mas em estradas de terra mais judiadas, oTracker se sai melhor. Um dos motivos está no ângulo de ataque do Chevrolet, de 34°, ante 28° do Ford. Além disso, noTracker a altura livre do solo é maior do que a do rival. Isso permite rodar sem que pequenas pedras raspem a parte inferior do carro e se traduz em mais capacidade para enfrentar terrenos alagados.

Outra grande vantagem do Chevrolet é a oferta da opção reduzida da tração nas quatro rodas. O Ford não conta com essa possibilidade. NoTracker, a reduzida é acionada somente com o carro parado e por meio de uma alavanca posicionada no console central. O Ford traz opção de tração em modo bloqueado acionada por meio de um botão no painel. Nesse caso, um equipamento bloqueia mecanicamente os discos e transfere 50% do torque disponível para as rodas traseiras. Aliás, ele vem com rodas de 15” calçadas em pneus 205/65. Já o GM tem rodas de 16” e pneus 235/60. Ao fim, o EcoSport leva a melhor na comparação com o Tracker.