Você está lendo...
Teste: Novo Ford Bronco Sport acelera com virilidade e é osso duro no off-road
Avaliação

Teste: Novo Ford Bronco Sport acelera com virilidade e é osso duro no off-road

Ícone 4x4 da Ford nos EUA, Bronco vem pela primeira vez ao Brasil encarar SUVs de luxo com motor 2.0 turbo e muita tecnologia

Diogo de Oliveira

20 de mai, 2021 · 12 minutos de leitura.

Publicidade

Ford Bronco Sport
SUV 4x4 Ford Bronco Sport chega importado do México para desafiar SUVs de luxo como o Land Rover Discovery Sport
Crédito:Ford/Divulgação

O nome Bronco não é muito conhecido dos brasileiros, mas, nos Estados Unidos, o utilitário 4×4 da Ford é um ícone. O modelo estreou em 1966 com linhas quadradas e grande capacidade no off-road, e teve cinco gerações bem-sucedidas até sair de linha 30 anos depois, em 1996. Segundo a marca do oval azul, foi o primeiro veículo de passeio chamado de SUV, uma sigla que se tornou padrão na indústria. A novidade é que, depois de 25 anos fora de linha, a montadora recriou o Bronco. E, de forma inédita, o utilitário acaba de desembarcar no Brasil por R$ 256.900.

Para a Ford, a vinda do Bronco significa um renascimento por aqui. Em janeiro, a marca encerrou a produção de automóveis e motores no país, fechando fábricas e encerrando uma história centenária em solo brasileiro. Assim, modelos populares, como a linha Ka e o Ecosport, saíram de linha de repente, o que já se reflete no volume de vendas da montadora, que vai despencar em 2021. Por outro lado, o novo SUV 4×4 da marca chega importado do México para mudar esse panorama, muito embora vá disputar vendas diretamente com utilitários de luxo.

Publicidade


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Ao menos é o que diz a Ford. O novo Bronco Sport, agora na sua 6ª geração, vem concorrer com modelos como Audi Q3, BMW X1 e Land Rover Discovery Sport. Mais especificamente com o último SUV, da marca inglesa. Isso porque o foco do utilitário da montadora norte-americana é o 4×4. Por isso, o modelo chega de início só na versão topo de linha Wildtrak, com acessórios de série para a prática do fora-de-estrada, como ganchos frontais.

Estilo Bronco de ser

Naturalmente, esta nova geração do Bronco tem forte inspiração no passado. O design do SUV é bem distinto, com linhas retangulares e verticais. A dianteira é marcada pela grade e os faróis, que são unidos e formam quase uma peça única. Um detalhe diferente é o nome Bronco com tipografia própria no centro da grelha. Mesmo atrás, é a alcunha do utilitário é que aparece em destaque. Dessa forma, o SUV tem apenas um escudo da Ford no canto esquerdo da tampa.

Ford Bronco Sport
Ford/Divulgação

Tal como ocorre em modelos da Jeep, o Bronco Sport traz vários “easter eggs”, que são detalhes discretos que remetem às gerações antigas. O símbolo, por sinal, é um cavalo do tipo Bronco, que é difícil de ser domado. O equino pronto a dar um coice, com as patas traseiras para cima, está por todo o veículo. Entretanto, o jeito Bronco de ser é apenas imagem, pois o SUV da Ford vem com tecnologias modernas que tornam mais fácil a vida do condutor no 4×4.

Ainda sobre o design, o estilo quadradão do utilitário segue pelas laterais, que não deixam dúvidas quanto à sua capacidade fora-de-estrada. O Bronco tem 223 milímetros de altura em relação ao solo, além de grandes ângulos de entrada e saída (30,4° e 33,1°, respectivamente). Sua capacidade de imersão é de 600 mm e as rodas de 17 polegadas na cor grafite calçam pneus Pirelli Scorpion todo-terreno (225/65). Na traseira, as lanternas são contornadas por LEDs.

Ford Bronco Sport
Ford/Divulgação

Cabine aventureira

A versatilidade é um ponto-forte no novo Bronco Sport, sobretudo na versão Wildtrak. A lista de acessórios de fábrica é grande, e incluí até uma bandeja que divide o porta-malas de 580 litros em duas partes, e serve até de mesa em acampamentos. Há uma tomada de 110 Volts no compartimento que permite ligar, por exemplo, uma cafeteira. O padrão é o norte-americano. Já a tampa permite abrir o vidro do vigia de forma independente, e tem LEDs direcionais para iluminar passeios noturnos.

Outro item interessante é o tapete emborrachado que cobre o assoalho. Ali também há ganchos nas laterais para pendurar garrafas e outros equipamentos, e os bancos traseiros podem ser rebatidos, abrindo espaço para até 1.472 litros, o que permite levar objetos maiores. O modelo ainda tem barras longitudinais no teto para carregar bicicletas e até caiaques. Por fim, o Bronco Sport oferece uma capacidade de reboque de 900 kg, mesmo sem um tradicional motor a diesel.

Ford/Divulgação

Para o condutor, o que se sobressai são as novas tecnologias de assistência à condução e de conectividade. O painel tem a parte superior macia ao toque e traz duas telas, uma de 7 polegadas no quadro de instrumentos atrás do volante, outra de 8 polegadas para a multimídia Sync 3, que conta ainda com sistema de som premium da marca Bang & Olufsen, com 10 alto-falantes, subwoofer e 1.000 Watts de potência. Para a comodidade, há recursos como carregador de celular sem fio (por indução).

O acabamento não chega ao nível dos Land Rovers, porém é caprichado, incluindo couro camurçado nos bancos. É que o Bronco Sport aposta tudo nas tecnologias de condução. Há, por exemplo, sistema de frenagem autônoma com detector de pedestres, e controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go, que acelera e freia sozinho acompanhando o tráfego. Em conectividade, a multimídia traz o Ford Pass, com localização e até partida remota pelo celular.

Ford/Divulgação

Mecânica a gasolina surpreende

Para um SUV 4×4, não dispor de motor a diesel pode deixar muita gente desconfiada. Mas a verdade é que o Bronco Sport não terá problema de falta de força. Isso porque o utilitário vem do México com o motor 2.0 turbo Ecoboost de injeção direta de gasolina, que já equipou o sedã Fusion. São 240 cv de potência e um torque pesado de 38 mkgf, maior, por exemplo, do que os 35,7 mkgf de torque do motor 2.0 turbo diesel do Jeep Compass.

A vantagem do motor a gasolina, dessa forma, se faz notória nos números de desempenho sobre o asfalto. Segundo a Ford, o novo SUV arranca de zero em 100 km/h em apenas 8 segundos. Nesse sentido, ajuda o seu peso reduzido com o uso de alumínio, presente, por exemplo, nos braços da suspensão dianteira. O câmbio automático de 8 marchas com paddle-shifters no volante também faz trocas dinâmicas, sobretudo no modo esportivo.

Ford Bronco Sport
Ford/Divulgação

Veia off-road é o ponto-forte

Por sinal, o Bronco oferece um programa com 7 diferentes ajustes eletrônicos. Além dos modos Eco, Normal e Esportivo, o SUV tem 4 configurações dedicadas ao off-road. São os modos Areia, Escorregadio, Lama e Terra, e o extremo Rock Crawl (rocha). Também é possível personalizar esses ajustes, que alteram parâmetros da direção, transmissão e motor, e do controle de estabilidade. O SUV tem até controle de cruzeiro off-road, que maximiza a tração em rampas.

Outros dois recursos que não poderiam faltar no Bronco Sport são a capacidade de imersão, que chega a 600 milímetros, bem como o bloqueio do diferencial traseiro, que permite desacoplar a tração 4×4. Ou seja, em velocidade constante e com o modo Eco ligado, o SUV desacopla o 4×4 e trabalha com a tração apenas dianteira, para, assim, poupar combustível.

Ford Bronco Sport
Ford/Divulgação

Voltando ao off-road, um item bem legal é a câmera frontal de 180º, que permite visualizar obstáculos logo à frente. Nos modos Areia, Lama e Rocha, essa câmera liga automaticamente. É com esse arsenal off-road que o Bronco Sport pretende, assim, encarar ninguém menos que o Land Rover Discovery Sport. Porém, com o apelo do custo/benefício, já que o SUV da Ford vai custar menos do que o inglês, e terá lista de equipamentos bem mais sofisticada.

Em nosso primeiro contato, surpreendeu, portanto, a capacidade de aceleração do Bronco Sport na pista asfalto do campo de provas da Ford em Tatuí, no interior de São Paulo. Bem como a desenvoltura do utilitário no off-road pesado. Muito embora seja provável que os futuros donos nem utilizem todo o seu potencial aventureiro.




Prós

  • Valentia no off-road
  • Desempenho viril sobre o asfalto
  • Tecnologias embarcadas
  • Espaço interno amplo

Contras

  • Preço de SUV de luxo
  • Acabamento com muitos plásticos
  • Disponível só na versão mais cara

Ficha Técnica

Ford Bronco Sport Wildtrak 2.0 Ecoboost 4x4

Motor

2.0 16V Ecoboost, turbo, injeção direta de gasolina

Potência

240 cv a 5.500 rpm

Torque

38 mkgf a 3.000 rpm

Câmbio

Automático sequencial, 8 marchas

Tração

4x4 com opção de 4x2 no modo Eco

Freios

Discos ventilados na frente e tambores atrás

Rodas e pneus

225/65 R17 Pirelli Scorpion ATR

Peso (ordem de marcha)

1.718 kg

Dimensões

4,38 m (comp.), 2,0 m (larg.), 1,79 m (alt.) e 2,67 m (entre-eixos)

Ângulo de entrada

30,4°

Ângulo de saída

33,1°

Altura de transposição de rampa

24,4°

Capacidade de reboque

900 kg

Porta-malas

580 litros até 1.472 litros (c/ banco traseiro rebatido)

Tanque de combustível

64 litros

Aceleração 0-100 km/h

8 segundos

Preço sugerido

R$ 256.900

Garantia de fábrica

3 anos

Deixe sua opinião