Primeiro carro feito pela Caoa Chery no Brasil, o Tiggo 2 ganhará versão elétrica em breve. Assim como o Arrizo 5, o SUV a eletricidade será produzido na mesma fábrica do com motor a combustão. O “OK” para a produção do Tiggo 2e, que está em fase de homologação, depende da conclusão do estudo de viabilidade econômica.
No visual, o Tiggo 2e é praticamente igual ao “irmão” convencional. Na unidade avaliada na China, as principais diferenças ficaram restritas ao seletor giratório que faz as vezes da alavanca de câmbio (gual à do Arrizo 5e) e ao indicador de nível das baterias no quadro de instrumentos.
O revestimento dos bancos, de couro sintético, era cinza com detalhes azuis. O carro avaliado não trazia nem o sistema de ajuste de recuperação de energia em frenagens nem câmera na traseira.
Na pequena e plana pista da fábrica, o SUV com motor elétrico mostrou comportamento estável, embora seja menos firme que o Arrizo 5e. Isso se deve ao centro de gravidade mais alto – a distância em relação ao solo é de 18,6 cm.
Como as baterias ficam sob o assoalho, o porta-malas manteve os 420 litros de capacidade do carro com motor a combustão. A autonomia é de 351 km.
O motor tem 95 kW de potência (cerca de 130 cv) e o torque é de 28,1 mkgf. De acordo com informações da Caoa Chery, o Tiggo 2e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e chegar a 151 km/h.
O SUV elétrico, que é vendido na China como Tiggo 3e, tem nível de acabamento similar ao do carro feito pela Caoa Chery no País. O preço deverá ficar em torno dos R$ 100 mil.
Assim como o Arrizo 5e, o Tiggo 2e poderá ser feito em uma linha de montagem paralela à do “irmão” a combustão. Como isso significa menor volume de investimentos na planta de Jacarei (SP), é grande a chance de o modelo elétrico passar a ser feito ainda neste ano.
A Caoa Chery, contudo, não confirma a produção do SUV elétrico no País. De acordo com executivos da empresa, há um estudo em andamento, mas nada está fechado até agora.
Prós
Posicionamento de mercado
Se vier mesmo por cerca de R$ 100 mil, modelo será o SUV elétrico mais barato do Brasil.
Contras
Equipamentos
No carro avaliado não havia sistema de ajuste do nível de recuperação das forças de frenagem nem câmera na traseira.
Ficha técnica
Chery Tiggo 2e
Preço (estimado): R$ 100 mil
Motor: elétrico síncrono de imãs permanentes
Potência: 95 Kw (cerca de 130 cv)
Torque: 18,1 mkgf
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,3 segundos
Velocidade máxima: 151 km/h
Comprimento: 4,2 metros
Largura: 1,76 metro
Distância entre os eixos: 2,56 metros