Com uma drástica e impactante redução de preço, o Caoa Chery Tiggo 7 Sport acaba de chegar às lojas brasileiras para dar um ‘chacoalhão’ no segmento de SUVs médios. O utilitário, que é feito em Anápolis (GO), chegou com preço de R$ 134.990. Ou seja, mais barato que os SUVs compactos mais vendidos, como Hyundai Creta, Nissan Kicks e Honda HR-V, por exemplo.
E a pergunta que não quer calar é: “Será que, agora, o Jeep Compass vai perder o reinado?”. A princípio, se depender do preço, sim. Quando pegamos a configuração de entrada Sport, que custa R$ 184.990, por exemplo, o Caoa Chery sai na frente. Afinal, são consideráveis R$ 50 mil de diferença entre os SUVs.
Em primeiro lugar, de iguais, os modelos têm apenas o sobrenome. Afinal, mesmo na versão mais barata, o Tiggo 7 aposta em uma lista bastante recheada de itens de série.
Veja, abaixo, o que cada um oferece:
Caoa Chery Tiggo 7 Sport: chave presencial; vidros, travas e retrovisores elétricos; 6 airbags; ar-condicionado digital com saídas traseiras; bancos dianteiros com ajustes elétricos; câmera de ré; carregador de celular por indução; central de multimídia com tela de 10,25″ e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay; bluetooth; volante com regulagem de altura e profundidade; computador de bordo; direção elétrica; três entradas USB; faróis de LEDs com acendimento automático e ajuste de altura; modos de condução Sport e Eco; painel de instrumentos digital de 12,3; controlador de velocidade; sensores de chuva e de estacionamento traseiro; bancos revestidos com acabamento premium; lanterna traseira de neblina; alarme; assistentes de aclives, descida e frenagem, controle eletrônico de estabilidade e de tração; freio de estacionamento elétrico; sistema de monitoramento de pressão nos pneus e Isofix.
Jeep Compass Sport: acendimento automático dos faróis; volante com ajuste de altura e profundidade; alarme; limitador de velocidade; central multimídia de 8,4″ com espelhamento sem fio para Apple Carplay e Android Auto; ar-condicionado automático dual zone; banco do motorista com regulagem de altura; assentos revestidos em tecido; câmera de estacionamento traseira; chave presencial; computador de bordo; controle de estabilidade e de tração; controle eletrônico anti-capotamento; direção elétrica; faróis Full LEDs; freio de estacionamento eletrônico; freios a disco nas quatro rodas; assistente de partida em rampas; Isofix; Jeep Traction Control+; modo Sport; quadro de instrumentos como tela TFT de 7″; Panic break assist; controlador de velocidade; retrovisores, vidros e travas com comando elétrico; rodas de liga leve com 18″, 6 airbags; seis airbags; sensores de chuva e de estacionamento traseiro; 3 entradas USB; bluetooth; monitoramento de pressão dos pneus.
Mecânica:
Caoa Chery Tiggo 7 Sport
Motor: 1.5, 4 cilindros, 16 válvulas, injeção eletrônica, flex
Câmbio: Tipo CVT (9 marchas simuladas)
Potência: 147 cv (G) / 150 cv (E)
Torque máximo: 21,4 mkgf (G/E)
Tração: Dianteira
Jeep Compass Sport
Motor: 1.3, turboflex, 4 cilindros, 16 válvulas
Câmbio: Automático de 6 marchas
Potência: 180 cv (G) / 185 cv (E)
Torque máximo: 27,5 mkgf (G/E)
Tração: Dianteira
Medidas:
Caoa Chery Tiggo 7 Sport
Comprimento: 4,50 metros
Largura: 1,84 m
Altura: 1,71 m
Entre-eixos: 2,67 m
Porta-malas: 525 litros
Tanque de combustível: 51 litros
Peso: 1.466 kg
0 a 100 km/h: 10,6 s (G/E)
Velocidade máxima: Não divulgada
Jeep Compass Sport
Comprimento: 4,40 metros
Largura: 1,82 m
Altura: 1,63 m
Entre-eixos: 2,64 m
Porta-malas: 476 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Peso: 1.565 kg
0 a 100 km/h: 10,3 s (G) / 10,2 s (E)
Velocidade máxima: 204 km/h (G) / 206 km/h (E)
Resumo
Em sintese, o Tiggo 7 larga na frente do Compass em alguns equipamentos de série, como tamanho da tela central, quadro de instrumentos totalmente digital e com tamanho maior, e revestimento dos bancos em tecido premium, por exemplo. O Jeep, todavia, dá o troco, com motor turbinado e mais potente. Com isso, em outras palavras, fica alguns milésimos mais rápido que o rival na aceleração entre 0 e 100 km/h. O Compass também tem mais torque, até porque o motor turbo ajuda a ficar mais ágil que modelos aspirados. O tipo de câmbio, por outro lado, é diferente em cada um dos concorrentes.
Como vantagem do Tiggo 7, em conclusão, está o tamanho. O modelo da Caoa Chery, enfim, é maior que o Compass em todas as dimensões. O porta-malas, dá um banho em qualquer concorrente, e leva até 525 litros. Isso, graças ao reajuste do assoalho, feito pela engenharia da marca sino-brasileira. Sem contar que, mesmo maior, consegue ser mais leve no peso em ordem de marcha que o rival. Antes, o que pesava era o preconceito com as marcas chinesas, entretanto, isso ficou no passado. Desse modo, ou a Jeep se mexe, ou pode ver a clientela debandar. Afinal, são R$ 50 mil de diferença.
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