Tiguan
Volkswagen/Divulgação

Tiguan Allspace voltará ao Brasil ainda em 2023, confirma Volkswagen

Fora do mercado desde 2021, Volkswagen Tiguan Allspace chegará ainda este ano ao Brasil e terá motor 2.0 turbo de 182 cavalos de potência

Por Vagner Aquino 11 de set, 2023 · 4m de leitura.

O Tiguan Allspace voltará em breve. O SUV de sete lugares acaba de ser confirmado pela Volkswagen para estrear ainda em 2023. Terá, no entanto, novo design e lista mais recheada de itens. Preços e datas específicas não foram divulgadas pela fabricante.

“O Tiguan sempre foi sinônimo de conforto, segurança e dirigibilidade. Retomar a comercialização do modelo no Brasil reforça nossa conexão com os apaixonados pela marca e pelo modelo, oferecendo a linha de utilitários mais completa do mercado”, ressalta Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. O executivo refere-se aos irmãos Nivus, T-Cross, Taos e ID.4, que compõem a gama de SUVs da fabricante no Brasil.

Como será o modelo?

Enquanto a terceira geração do Tiguan não chega por aqui (veja o flagra publicado recentemente pelo Jornal do Carro), o SUV segue a cartilha do modelo à venda nos Estados Unidos e Europa desde 2021. Ainda importado do México, o concorrente de Caoa Chery Tiggo 8 Plus, Jeep Commander e companhia deve chegar ao mercado nacional com um visual mais voltado para o VW Taos, por exemplo. Destaque para o filete de LEDs que cruza a parte frontal do veículo une os novos faróis. Estes, aliás, têm dois projetores cada e iluminação full LEDs.


Tiguan
Tiguan Allspace tem nome sobre abrigo da placa (Volkswagen/Divulgação)

O modelo, por fim, na parte de trás, terá o nome “Tiguan” em letras garrafais. O para-choque, a princípio, foi levemente redesenhado. Nas lanternas, apenas novo layout. As rodas, contudo, devem ter 17″. O motor seguirá a receita da unidade mexicana, um 2.0 turbo com 182 cv e 32,6 mkgf aliado ao câmbio com dupla embreragem e sete marchas.

O Tiguan Allspace oferece itens como controlador de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, detector de fadiga, bem como controles de estabilidade e de tração. Por fim, leva sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e quadro de instrumentos com tela de 10,25″. A central multimídia, no entanto, tem 8″.


VW Tiguan, de 2008 (Volkswagen/Divulgação)

15 anos de Brasil

Até hoje, o Tiguan vendeu mais de 60 mil unidades no Brasil, onde chegou em 2008. Na ocasião, vinha equipado com o motor EA888 2.0 TSI, sistema de tração 4Motion e, entre os itens de segurança, controle de tração e de estabilidade, freios ABS e seis airbags.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!