
Pretendo trocar de carro no fim do ano e, como estou procurando por um hatch compacto, tenho encontrado em alguns anúncios os termos “três portas” e “cinco portas”. Gostaria de saber qual é a diferença entre um e outro. Isso tem alguma influência no espaço interno, tamanho do porta-malas e preço do veículo?
JULIANA ORTIZ,POR E-MAIL
Resposta:Os termos “terceira” e “quinta” portas, utilizados por algumas montadoras para classificar o tipo de carroceria de seus hatches, refere-se à tampa do bagageiro. No caso de veículos com quatro portas laterais (duas de cada lado), a quinta é a do porta malas. O mesmo princípio vale para a terceira, nos veículos com apenas duas portas laterais (uma de cada lado). Em termos de espaço interno, incluindo o para bagagem, não há diferença entre esses veículos. A vantagem do “cinco-portas” é a maior facilidade para a entrada e saída dos passageiros do banco de trás.
Em relação aos preços, os cinco-portas são mais caros por causa do maior número de peças e da complexibilidade do sistema. Para um Take Up! (foto acima), por exemplo, versão de entrada do hatch compacto da Volkswagen, cuja tabela parte de R$ 30.990, o chamado “módulo quatro portas” acrescenta R$ 2.300 (ou 7,4%) ao preço sugerido.
Há outras configurações de veículos, com apenas duas portas em uma das laterais, caso do Hyundai Veloster, por exemplo. A entrada do motorista é diferente da do passageiro e não o tem o mesmo tipo de acesso ao banco de trás. A segunda porta do lado direito traz maçaneta escondida (na coluna traseira) – para manter as linhas ousadas de cupê. Além disso, o fator segurança se tornou um trunfo a favor do modelo sul-coreano. Afinal, o ideal é que os passageiros sempre embarquem e desembarquem pelo lado da calçada. Já a picape Fiat Strada com cabine dupla tem opção de terceira porta para algumas versões. O interessante é que esta é do tipo suicida, ou seja, se abre para trás. O utilitário feito em Betim (MG) teve de receber reforço estrutural do lado direito por causa do sistema de fixação da terceira porta. Com isso, houve melhora do nível de proteção em caso de colisão lateral.
Quer tirar sua dúvida? Escreva para nós: jcarro@estadao.com