Tira-dúvidas do leitor: air bags laterais

Saiba como as bolsas infláveis laterais e de cortina podem ajudar a salvar sua vida

Por 31 de jan, 2016 · 4m de leitura.

Fui comprar um carro e o vendedor exaltou os benefícios dos airbags laterais e do tipo cortina presentes em um modelo à venda. Gostaria de saber quais são as vantagens e os veículos mais baratos com esses dispositivos do Brasil.
MANUEL F. VASCONCELOS,
Por e-mail

Os air bags laterais e do tipo cortina são fundamentais para formar uma “gaiola” de segurança em volta dos ocupantes do veículo, em conjunto com os frontais, obrigatórios no Brasil desde 2014. Essas bolsas, instaladas no banco ou nos painéis de porta (acima), ajudam a reduzir o risco de lesões no tórax e região pélvica causadas por impactos na lateral do carro. Em alguns modelos, o formato da peça ajuda a impedir que o ocupante seja ejetado da cabine. Em geral, apenas quem vai na frente conta com airbags laterais, mas alguns modelos luxuosos trazem esses itens também na parte de trás. O primeiro carro a ter essa tecnologia foi o Volvo 850, ainda em 1994. No ano seguinte, o dispositivo passou a ser padrão em toda a gama da marca sueca. Já as bolsas do tipo cortina se inflam desde o teto até a linha das janelas e protegem a cabeça de todos os ocupantes em batidas laterais e capotamentos. São particularmente importantes quando o veículo é atingido na lateral por outro de maior altura, como uma picape ou utilitário-esportivo. No Brasil, o modelo mais barato com air bags laterais e do tipo cortina é o Fiat Punto Sporting, que traz esses itens em um pacote opcional que acrescenta R$ 3.654 ao preço inicial do carro, de R$ 57.600. O Ford Fiesta Titanium, de topo da linha, tabelado a R$ 69.490, também tem os air bags extras. As montadoras já desenvolveram novos tipos de air bags, que prometem mais segurança aos ocupantes e até pedestres. Há, por exemplo, bolsas sob a coluna de direção e na tampa do porta-luvas de carros como o Ford Mustang, que protegem os joelhos de motorista e passageiro da frente. A Volvo também lançou o primeiro air bag para pedestres. A bolsa se infla em caso de choque frontal, por meio de uma cortina sob o capô, próximo ao para-brisa, protegendo a cabeça do atropelado.