Reprodução

Tirar cartão de estacionamento de idoso em SP é simples e grátis; veja como fazer

Quem é idoso tem direito de estacionar nas vagas sinalizadas, mas sem o documento há risco de multa e até apreensão do veículo

Por Redação 01 de dez, 2024 · 4m de leitura.

Quem tem 60 anos ou mais pode tirar o cartão de estacionamento de idoso, que dá direito a estacionar nas vagas especiais demarcadas para esse público. Há diferenças na solicitação do benefício de acordo com o Estado, mas em São Paulo, por exemplo, o processo é extremamente simples.

A forma mais fácil de obter a certidão é online, por meio do portal de atendimento SP156, da Prefeitura. Desse modo, o interessado precisa se cadastrar e preencher um formulário com suas informações, além de anexar um documento com foto atual que contenha o CPF (RG ou CNH) e comprovante de residência emitido nos últimos três meses. 

Cartão de estacionamento idoso
Reprodução

Depois, é só acompanhar o andamento do pedido pelo próprio site. Se a solicitação for aceita, contudo, basta imprimir o cartão em uma folha A4. O tempo de espera é de cinco a 15 dias e o serviço é gratuito. Caso precise fazer a reimpressão do cartão, basta fazer o login que o documento estará  disponível. Assim como a renovação do cartão, até 60 dias anteriores à data de vencimento. O prazo de validade é de cinco anos e é válido em todo o território nacional.

Estacionamento idoso
Detran/Reprodução

Dá para tirar o cartão do idoso presencialmente

Também é possível solicitar o catão de forma presencial em postos do Descomplica em São Miguel ou Campo Limpo Paulista sem necessidade de agendamento. Já nas praças de atendimento das Subprefeituras e no Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) há necessidade de marcar horário. Cidadãos idosos habilitados podem tirar o documento via Detran-SP nos Poupatempos que oferecem o serviço.


Assim, o cartão de estacionamento original deverá ser utilizado nas vagas com sinalização “Idoso” pelo titular em qualquer veículo, independentemente do proprietário ou de quem esteja dirigindo. Isso não isenta o pagamento de Zona Azul, vale lembrar. Além das vagas públicas, a permissão também precisa ficar no painel do carro em locais privados como shoppings, supermercados e bancos, por exemplo. Por fim, estacionar nas vagas especiais sem o cartão é uma infração gravíssima, que acarreta em sete pontos na CNH, além de multa de R$ 293,47 e apreensão do veículo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Nova Mitsubishi Triton chega mais barata contra Ranger e Hilux