Nesta semana, a RAM Rampage adotou nova motorização turbodiesel e substituiu o propulsor 2.0 pelo 2.2 Multijet. Mais potente, a picape sobe de 170 cv para 200 cv, tem torque maior (38,8 mkgf para 45,8 mkgf) e leva 1 segundo a menos na aceleração de 0 a 100 km/h (leia mais). A troca, em síntese, acontece não só para melhorar a performance, mas pela necessidade de menores índices de poluentes. Afinal, janeiro está chegando e junto com ele, a necessidade de adequação às normas do Proconve L8. Por isso, outros modelos da Stellantis estão prestes a seguir o mesmo caminho.
Disponível na prateleira da Stellantis, o motor 2.2 Multijet passará a equipar, também, Fiat Toro e Jeep Commander. Todos, a princípio, saem das linhas da planta de Goiana (PE). Seguirão, ainda, os mesmos números de potência e torque, bem como o câmbio automático de nove marchas e a tração 4×4 da RAM Rampage 2025.
Para justificar a troca, além de números melhores de emissões, a Rampage turbodiesel ficou mais econômica. De acordo com dados do Inmetro, a Rampage faz 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada. Antes, todavia, os números cravados pelo 2.0 turbodiesel ficavam em, respectivamente, 9,9 km/l e 12,4 km/l.
Titano também está na lista
Além de Toro e Commander, a picape média Titano também está na fila de espera para receber o novo motor 2.2 turbodiesel Multijet. A picape que passará ser produzida na Argentina (hoje, vem do Uruguai) recebera o novo propulsor, mas, de acordo com o site Autos Segredos, terá o câmbio automático de seis marchas substituído por uma caixa de oito posições. Por fim, a opção manual de seis marchas seguirá sem mudanças, relata a publicação.
Compass fica de fora?
Para a pergunta acima a resposta é “sim”. Afinal, o SUV médio Jeep Compass continuará utilizando o motor 2.0 turbodiesel – que estreou no Brasil em 2015, no Renegade – até sua reestilização, prometida para 2026. Entretanto, o modelo diesel atual segue com vendas suspensas por conta da alta demanda.
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