
O Instituto para Segurança em Estradas (IIHS, na sigla em inglês), testou um lote de minivans familiares nos Estados Unidos. A surpresa é que entre os quatro modelos avaliados – Honda Odyssey, Nissan Quest, Chrysler Town & Country e Toyota Sienna -, apenas dois são “recomendáveis” ao público, devido a ter tecnologia suficiente à prevenção de impacto. São eles Honda Odyssey e Toyota Sienna.
O pior desempenho foi da Chrysler Town & Country. A minivan é vendida no Brasil em única versão por R$ 219.900. Nos testes, a 64 km/h, a cabeça do manequim deslizou para fora da área do air bag dianteiro e atingiu o painel. Além disso, a estrutura desabou com a força da colisão lateral. Os pés do manequim também ficaram mutilados por causa do impacto. Por fim, o air bag lateral não conseguiu fazer seu trabalho corretamente.
Recall. Há dez dias, a Chrysler anunciou um chamado de 934 unidades dos Town & Country, ano/modelo 2010 a 2014. Segundo a marca, o modelo tem avaria no botão de acionamento dos vidros traseiros. Foi identificado que, uma vez umedecido com qualquer líquido que porventura seja por ele absorvido, existe a possibilidade de o botão aquecer em demasia, gerando risco de provocar incêndio. Os agendamentos devem ser feitos pelos telefones 0800 703 7130 ou pelo site www.chrysler.com.br.