Redação

21/06/2019 - 3 minutos de leitura. Atualizado: 22/06/2019 | 11:38

Toyota encerra 3º turno e demite 840

Toyota voltará a ter apenas dois turnos em Sorocaba e Porto Feliz

Fábrica da Toyota em Sorocaba
Fábrica da Toyota em Sorocaba Crédito: Paulo Whitaker/Reuters
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Toyota informou que vai encerrar o terceiro turno em suas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, no interior de São Paulo. As plantas são responsáveis pela produção dos modelos Etios e Yaris, e também de motores.

Com o encerramento do terceiro turno, que teve início apenas nove meses atrás, 840 postos de trabalho serão cortados. Esses funcionários foram contratados quando teve início o novo turno de produção.

No mês passado, a Toyota havia anunciado que apenas 340 postos seriam cortados. As demissões, portanto, ficaram bem acima do estimado.

Dos cortes, 740 são em Sorocaba e 100 em Porto Feliz. Para alguns funcionários, a Toyota ofereceu plano de demissão voluntária (PDV). O programa, no entanto, teve baixa adesão (de 17%).

 

Veja também: Os SUVs mais vendidos em maio de 2019

 

Toyota explica razão das demissões

Em nota, a montadora informou apenas que, a partir de 5 de agosto, voltará a trabalhar em dois turnos em Sorocaba e Porto Feliz. E também que os ajustes ocorrem, principalmente, por causa “da queda das exportações e da variação cambial”.

Com o início do terceiro turno, a capacidade nas duas fábricas, que era de 108 mil carros, aumentou para 160 mil veículos ao ano. Porém, este ano, a expectativa é produzir os mesmos 125 mil modelos do ano passado.

LEIA TAMBÉM

Desse volume, 30% seriam exportados, a maioria para a Argentina. O país vizinho, no entanto, reduziu seus pedidos por causa do agravamento de sua crise econômica.

Além de Sororocaba e Porto Feliz, a Toyota tem outras duas fábricas no Brasil – todas no Estado de São Paulo. Em São Bernardo do Campo, produz componentes. Em Indaiatuba, faz o Corolla.

 

Vídeo relacionado: Toyota Yaris Sedan em detalhes

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais