É comum em alguns lugares do mundo, principalmente na Alemanha, a visitação pelo público das fábricas de carros. Entretanto, no Brasil, é algo raro. Pois a Toyota acaba de lançar um programa para quem quiser conhecer a unidade de Sorocaba (SP). Lá são feitos a linha Yaris (hatch e sedã), o Etios (somente para exportação) e o SUV Corolla Cross, inclusive, na versão híbrida flex. De acordo com a marca, o intuito é que as pessoas conheçam de perto as operações, produção e estratégias da marca.
Chamado de “Toyota Tour”, o programa dura em média 2h30. Durante o trajeto, o público vai conhecer o novo Centro de Visitas de 400 m², que conta com a história completa da Toyota ao redor do mundo. Além disso, poderão entender conceitos do Toyota Production System, bem como as estratégias para o futuro com foco em mobilidade e sustentabilidade. Assim, haverá contato com grande parte dos processos produtivos como, por exemplo, prensa, funilaria, pintura e área de montagem.
Vale lembrar que essa unidade inaugurou em 2012. As visitas são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. A idade mínima permitida é de 6 anos e as inscrições podem ser feitas diretamente no site, através deste link.
Unidades comemorativas
O espaço de exposição ainda conta com diversas unidades comemorativas dos veículos da Toyota. Entre eles há, por exemplo, a primeira geração do Corolla (1966 a 1970), o primeiro exemplar do Corolla Cross híbrido flex e o último Bandeirante produzido em 2021. Logo depois, haverá também uma exposição da Lexus, marca de luxo da Toyota. No mais, a marca expõe a história da Gazoo Racing, divisão esportiva da marca que disputa a Stock Car.
“Com o Programa de Visitas na unidade de Sorocaba, os participantes poderão mergulhar em nossa história, cultura e valores. Eles ainda conhecerão um pouco mais sobre os processos que garantem que nossos produtos tenham qualidade e confiabilidade. Com essa imersão, totalmente gratuita, esperamos ser um canal de disseminação de boas práticas industriais e ambientais”, comenta Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina e Caribe.