Você está lendo...
Toyota apresenta GR010 Hybrid, supercarro que disputará a “nova” Le Mans
Notícias

Toyota apresenta GR010 Hybrid, supercarro que disputará a “nova” Le Mans

Toyota GR010 disputará principal prova da categoria de ponta contra as escuderias Glickenhaus e ByKolles Racing. Modelo originará uma versão de rua

Emily Nery, para o Jornal do Carro

18 de jan, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota GR010 Hybrid
Toyota GR010 Hybrid
Crédito:Divulgação/Toyota

Nesta sexta-feira (15), a Toyota Gazoo Racing revelou o GR010 Hybrid, veículo que disputará a nova categoria Hypercar de Le Mans. Devido aos novos regulamentos anunciados pelo Campeonato Mundial de Endurance da FIA, a fabricante precisou alterar a performance do modelo. Todavia, a boa notícia é de que o astro da prova dará origem a uma versão de produção em série.

A equipe de corridas da Toyota passou cerca de 18 meses desenvolvendo o GR010. O propulsor que equipa o supercarro é o V6 de 3,5 litros turbo que manda 670 cv de potência para as rodas traseiras. Além disso, há um outro motor elétrico que envia 268 cv de potência para o eixo dianteiro. A potência combinada dos dois motorzões pode atingir 938 cv.

Toyota GR010 Hybrid
Divulgação/Toyota

Publicidade


No entanto, a montadora limitou a potência a até 680 cv. O sistema de gerenciamento eletrônico é responsável por limitá-la de modo que as duas propulsões não atinjam o limite ao mesmo tempo.

As novas regras não permitem que os fabricantes produzam mais de uma versão do carro. Ou seja, essa é a configuração final e sem direito de ajustes. Então, a Gazoo Racing optou por implementar uma asa traseira ajustável que permite a regulação do coeficiente de arrasto, quando for necessário.

Toyota GR010 Hybrid
Divulgação/Toyota

Normas farão o carro ficar mais lento

Outro ponto importante da nova categoria de Le Mans, é a tentativa de aproximar os carros de corrida dos carros de rua e, consequentemente, não gastar tanto na sua preparação. Por isso, podemos esperar um veículo mais lento, pesado e maior que o anterior TS050. Em relação ao seu antecedente, ele cresceu 25 centímetros e está 162 kg mais pesado. Na prática, o carro estará cerca de 10 segundos mais lento em cada volta.

Ao todo, serão seis provas da temporada de 2021. As 100 milhas de Sebring fará a estreia em 19 de março, em Sebring na Flórida. As 24 Horas de Le Mans está marcada para os dias 12 e 13 de junho. Outro importante circuito, o Spa-Francorchamps irá acontecer no dia 1º de maio.

Dentre os pilotos, Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López irão acelerar o primeiro GR010, que será o nº7. Então, Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley irão competir no carro nº8


Supercarro será fabricado em série

Do campeonato de resistência, o modelo derivará uma versão para as ruas, cuja 25 unidades já foram confirmadas. A expectativa é que o GR Super Sport chegue ao público no próximo ano. Outra perspectiva aponta que, para os próximos nos, poderá ser possível ver hipercarros de rua mais rápidos do que sua configurações para as pistas.

Patente Toyota GR Super Sport
Reprodução/Motor Authority

Aliás, o Registro de patente para o Super Sport indica uma abertura de portas bastante incomum. Sobretudo, o teto, o vidro lateral e as portas formam um único componente, que abre para cima.




Deixe sua opinião