Redação

19/03/2021 - 4 minutos de leitura.

Toyota Aygo terá ares de crossover em nova geração

Aygo X Prologue Concept tem rodas grandes e visual moderno; com plataforma do Toyota Yaris, modelo deve chegar ao mercado europeu neste ano

Toyota
Toyota Aygo X Prologue Concept Crédito: Toyota/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Algumas fabricantes já desistiram do segmento de carros compactos. A razão é apenas uma: falta de perspectiva de lucro. Na contramão disso, porém, a Toyota mostrou que não pensa assim e já planeja o sucessor do Aygo – de 2005, fruto de uma joint-venture com a PSA. Trata-se do Aygo X Prologue.

Antes, no entanto, um pouco da saga. Como a Citroën e a Peugeot, por fim, desistiram de apostar neste segmento, respectivamente, C1 e 108 acabaram morrendo. E, ao contrário do que se pensava, a Toyota retomou o projeto por meio da reestruturação de sua linha de produção. Ou seja, o novato – ainda em forma de conceito – vai ser concebido numa versão encurtada da plataforma GA-B, do último Yaris.

Toyota
Toyota/Divulgação

Essa arquitetura, presente na planta de Kolin, na República Checa, é compatível com diferentes motores. Por falar nisso, em síntese, a marca japonesa não deu muita informação sobre o propulsor, garante apenas que o modelo terá motor a gasolina para se manter competitivo. Especulações apontam para o 1.0 VVT-i de três cilindros e 72 cv de potência.

Também nada concreto em relação à data oficial de lançamento do modelo. Acredita-se que a estreia seja no fim deste ano ou, no mais tardar, no primeiro semestre de 2022.

Toyota
Toyota/Divulgação

Visual de crossover

O Aygo X Prologue, cuja apresentação estava programada para o Salão de Genebra (Suíça) deste ano, como concept-car, destaca-se pelas grandes rodas (cobertas por pneus da Goodyear) e pela posição alta de dirigir (isso se deve ao espaço elevado em relação ao solo). Os apliques espalhados pela carroceria e as cores chamativas do conceito (em duas tonalidades) estarão igualmente na versão de produção, afirma a Toyota. Os retrovisores, portanto, devem ser convencionais – no protótipo, são câmeras. E as maçanetas ficam embutidas.

E parece que a Toyota não quer ter muito trabalho para batizar o modelo. Informações apontam que este também vai apostar no sobrenome Cross – assim como o Corolla Cross, recém-lançado no Brasil para rivalizar com Jeep Compass e companhia. Construído na Europa – e para o Velho Continente -, o crossover nasceu no estúdio ED2, da Toyota, em Nice (França).



Mais detalhes do novato da Toyota

Além do estilo hatchback, a dianteira em formato de “X” do modelo atual ficou pra trás. A iluminação, entretanto, agora, tem formato de “C” e são conectadas por uma faixa contínua iluminada por LEDs – a traseira traz a mesma solução. O para-choque abriga a grade inferior. Há, ainda, duas saídas de ar laterais e faróis de neblina também iluminados por LEDs.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais