José Antonio Leme:

Corolla Cross: novo SUV da Toyota é revelado na Tailândia

Depois do Yaris Cross, Toyota mostra o SUV do Corolla que ficará abaixo do RAV4 na gama da companhia

suv do corolla
TOYOTA COROLLA CROSS Crédito: TOYOTA

A Toyota divulgou as primeiras imagens daquele que talvez seja o produto que os brasileiros e a marca mais esperavam: o SUV Corolla Cross. Mas pode chamar de SUV do Corolla. O modelo foi apresentado oficialmente na Tailândia como um novo produto em cima da plataforma modular TNGA.

Ele tem 4,46 metros de comprimentos, 1,82 m de largura, 1,62 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Essas medidas o colocam logo abaixo do RAV4, até então única opção de SUV médio da Toyota. Como comparação, o RAV4 tem 4,60 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,69 m de entre-eixos.



TOYOTA

O Toyota Corolla Cross, como os demais produtos na plataforma TNGA, será oferecido com opções a gasolina e híbrida. Ao menos na Tailândia o motor base será o 1.8 a gasolina de 140 cv e 17,8 mkgf. A tração é dianteira e o câmbio é automático CVT. Aqui, no sedã, ele foi aposentado pelo 2.0 flexível de até 177 cv Dynamic Force.

A opção híbrida é a mesma utilizada no Brasil pelo Corolla. Um motor 1.8 de ciclo Atkinson que rende 98 cv e 14,5 mkgf e o conjunto elétrico com 72 cv e 16,6 mkgf. No Corolla híbrido nacional são especificados dois motores elétricos, enquanto que a Toyota divulga um apenas para o SUV Corolla Cross. Além disso, aqui, há a tecnologia híbrida que aumenta a potência do 1.8 de 98 cv 101 cv.

O estilo da suspensão foi mantido no padrão independente McPherson na dianteira, mas com barra de torção na traseira. O sedã Corolla tem conjunto independente também na traseira. O Corolla Cross traz disco nas quatro rodas e pode ser equipado com rodas de 17″ ou 18″.

TOYOTA

Visual não tem nada de Corolla

Apesar do nome, o Corolla Cross não traz nada de Corolla no visual, bem como também não é visualmente semelhante ao RAV4. O modelo traz um estilo próprio e mais generalista, que não é tão agressivo nas linhas quanto o SUV maior, e aposta em linhas mais arredondadas, especialmente nas laterais. Com caixas de roda com estilo de “bolha”.

A grade da dianteira é o mais próximo do RAV4, grandalhona e pronunciada. Os faróis grandes e afilados invadem as laterais. O “Cross” do sobrenome fica por conta das molduras plásticas sem pintura nas caixas de roda e para-choque, ao estilo dos antigos carros aventureiros.

TOYOTA

Por dentro, sim, há todo um Corolla te esperando caro leitor. Painel de instrumentos, volante, console… tudo é o mesmo utilizado no sedã feito em Indaiatuba (SP). A versão das imagens deve ser a de topo, pois traz o mesmo painel virtual do Corolla Altis, bem como o ar-condicionado digital e o acabamento com couro revestindo o painel.

A empresa não divulgou detalhes de tecnologia, mas pelas imagens é possível ver que ele terá também o pacote Toyota Safety Sense. Ele inclui alerta de saída involuntária de faixa, mas sem correção de volante, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática, farol alto automático e faróis de LED.

TOYOTA

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais