Você está lendo...
Toyota é a marca de carros mais valiosa do mundo
Mercado

Toyota é a marca de carros mais valiosa do mundo

Japonesa aparece na sétima posição do ranking das 100 empresas mais valiosas; Toyota é uma das 16 fabricantes de automóveis daalista

Tião Oliveira

05 de out, 2018 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

toyota
Toyota é a marca de veículos mais valiosa do mundo
Crédito:Foto: Yuya Shino/Reuters
toyota

Com alta de 6% em 2018, para US$ 53,5 bilhões, a Toyota é a marca de veículos mais valiosa do mundo. No ranking geral, que lista 100 empresas de vários setores, apenas 16 são fabricantes de automóveis. Avaliada em US$ 48,6 bilhões, a Mercedes-Benz aparece na oitava posição. É o que aponta o 19º relatório Melhores Marcas Globais, publicado nesta quinta-feira (4) pela Interbrand.

Os números correspondem apenas ao valor da marca, e não incluem ativos materiais, como fábricas e outras instalações. De acordo com informações da Interbrand, o ranking considera três aspectos: performance financeira dos produtos e serviços sob a chancela da marca, sua influência na decisão de compra pelo consumidor e sua força para garantir ganhos futuros e que os produtos tenham preços “premium”. Com base nessa metodologia, a Ferrari aparece na 80ª posição. Bem atrás, portanto, de marcas como a Hyundai (36ª) e a Porsche (52ª).

Ranking diverso

No topo do ranking, publicado há 19 anos pela consultoria global de marca, com sede nos EUA, aparece a Apple. O valor da gigante do setor de tecnologia é de US$ 214,5 bilhões. Em segundo lugar está a Google, avaliada em US$ 155,5 bilhões.

Publicidade


Das marcas de veículos, a terceira mais valiosa é a BMW. Embora tenha desvalorizado 1% em relação ao levantamento anterior, a alemã é avaliada pela Interbrand em US$ 41 bilhões.

Outra marca de veículos que perdeu valor neste ano é a Harley-Davidson. A fabricante norte-americana de motos, que recentemente se envolveu em atritos com o presidente dos EUA, Donand Trump, por causa do aumento dos impostos de insumos no país, vale US$ 5,2 bilhões. A queda em relação ao resultado de 2018 foi de 9%.


Na 100ª posição do ranking geral está a Subaru, avaliada em US$ 4,2 bilhões. É a primeira vez que a japonesa aparece na lista publicada pela Interbrand.

Confira o ranking das marcas mais valiosas do mundo (*)

1º – Apple, +16%, US$ 214,5 bilhões (R$ 837 bilhões)
2º – Google, +10%, US$ 155,5 bilhões (R$ 606 bilhões)
3º – Amazon, +56%, US$ 100,8 bilhões (R$ 393 bilhões)
4º – Microsoft, +16%, US$ 92,7 bilhões (R$ 362 bilhões)
5º – Coca-Cola, +5%, US$ 66,3 bilhões (R$ 259 bilhões)
6º – Samsung, +6%, US$ 59,9 bilhões (R$ 234 bilhões)
7º – Toyota, +6%, US$ 53,4 bilhões (R$ 208 bilhões)
8º – Mercedes-Benz, +2%, US$ 48,6 bilhões (R$ 190 bilhões)
9º – Facebook, +6%, US$ 45,2 bilhões (R$ 176 bilhões)
10º – McDonalds, +5%, US$ 43,4 bilhões (R$ 169 bilhões)

13º – BMW, -1%, US$ 41 bilhões (R$ 160 bilhões)
20º – Honda, +4%, US$ 23,7 bilhões (R$ 92 bilhões)
35º – Ford +3%, US$ 14 bilhões (R$ 55 bilhões)
36º – Hyundai +3%, US$ 13,5 bilhões (R$ 53 bilhões)
40º – Nissan +6%, US$ 12,2 bilhões (R$ 48 bilhões)
41º – Volkswagen, +6%, US$ 12,2 bilhões (R$ 48 bilhões)
42º – Audi, +1%, US$ 12,2 bilhões (R$ 48 bilhões)
52º – Porsche, +6%, US$ 10,7 bilhões (R$ 42 bilhões)
71º – Kia, +4%, US$ 6,9 bilhões (R$ 27 bilhões)
78º – Land Rover, +2%, US$ 6,2 bilhões (R$ 24 bilhões)
80º – Ferrari, +18%, US$ 5,8 bilhões (R$ 23 bilhões)
90º – Mini, +3%, US$ 5,3 bilhões (R$ 21 bilhões)
93º – Harley-Davidson, -9%, US$ 5,2 bilhões (R$ 20 bilhões)
100º – Subaru, US$ 4,2 bilhões (R$ 16 bilhões)


*Os valores em reais apurados por meio de conversão direta

Deixe sua opinião