Nesta terça-feira (3/10), a Toyota encerrou sua produção na Austrália após 54 anos. O fim das operações da fábrica de Altona, no sudoeste de Melbourne, foi marcado por um evento que contou um desfile de carros antigos da marca e reuniu mais de 3 mil pessoas, incluindo ex-funcionários, fornecedores e revendedores.
Até o momento, não existe confirmação oficial de quantos funcionários da fábrica seguirão trabalhando na companhia. Segundo a Toyota, durante os últimos três anos os empregados receberam consultorias individuais para planejamento de carreira, participaram de feiras de empregos e treinamentos de capacitação profissional.
“Graças aos esforços de todos, a Toyota se transformou na principal fabricante automobilística na Austrália. Os veículos produzidos aqui se transformaram em referência de qualidade e confiabilidade não apenas na Austrália, mas também no mundo, uma vez que os carros foram exportados para outras regiões”, afirmou Dave Buttner, presidente da Toyota Austrália.
Em 2018, as áreas de vendas e marketing da companhia serão administradas de sua sede em Melbourne. A fábrica de Altona será reconstruída para se transformar em um centro de treinamento e desenvolvimento de produtos.
Durante as quase seis décadas de operação, a Toyota fabricou 3.541.115 veículos em Altona. Os últimos modelos produzidos foram o Aurion e o Camry, sendo este último o mais popular da companhia japonesa em todo o continente, com mais de 2,1 milhões de unidades vendidas.
“Eu agradeço sinceramente pelos esforços dos funcionários, clientes, fornecedores, autoridades e comunidades locais que apoiaram nossas atividades na Austrália. Embora a fabricação termine hoje, trabalharemos para seguir como uma companhia amada por todos na Austrália”, disse, em mensagem de vídeo, Akio Toyoda, presidente da Toyota.
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5 RAZÕES PARA COMPRAR: CONFIABILIDADE MECÂNICA
O Corolla é um bom exemplo de que a fama de confiabilidade mecânica da Toyota se justifica. Se for bem cuidado, o carro não dá dor de cabeça e só vê a cor da oficina na hora da revisão.
5 RAZÕES PARA COMPRAR: ESPAÇO
A cabine, espaçosa, entrega o conforto que se espera de um bom sedã médio (ainda que os passageiros muito altos possam ter alguma dificuldade para viajar no banco traseiro). A capacidade do porta-malas, de 470 litros, é mais que honesta.
5 RAZÕES PARA COMPRAR: CÂMBIO CVT
Para os apreciadores desse tipo de transmissão, o Corolla é um prato cheio, com um dos melhores CVTs do mercado. Com funcionamento suave, permite ao carro desenvolver velocidade sem elevar demais as rotações do motor, o que se traduz em baixo nível de ruído e maior economia de combustível.
5 RAZÕES PARA COMPRAR: PÓS-VENDA
A rede autorizada Toyota dá um show quando o assunto é pós-venda, com procedimentos internos rigorosos para prestar um atendimento sempre correto e atencioso ao cliente. A coluna Defenda-se, publicada às quartas no Jornal do Carro, chega a receber mensagens elogiosas de leitores que tiveram até reparos sem ônus fora da garantia, tudo para manter sua satisfação com a marca.
5 RAZÕES PARA COMPRAR: POUCA DESVALORIZAÇÃO
OK, é verdade que carro não deve ser visto como investimento, já que é um bem que inevitavelmente vai se depreciar com o tempo. Mas você vai perder menos dinheiro com um Corolla, que tem ótima aceitação e valor de revenda no mercado de usados.
5 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR: PREÇO
A tabela do sedã médio é excessivamente salgada pelo que ele oferece. A versão de entrada, GLi, custa R$ 90.990 e não traz nem mesmo faróis de neblina. A de topo, Altis, a R$ 114.990, já encosta no preço de um Audi A3.
5 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR: FALTA DE TURBO
Em termos de motores, o Corolla fica devendo em modernidade, sobretudo pela falta de opções com turbo. Há dois propulsores, ambos aspirados: um 1.8 de 144 cv e um 2.0 de 153 cv. Graças ao turbo, VW Jetta e Chevrolet Cruze conseguem entregar potências semelhantes à do 2.0 do Corolla usando motores de 1,4 litro, mais eficientes e econômicos. Já a gama do Honda Civic tem um 1.5 turbo de 173 cv.
5 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR: DESENHO DO INTERIOR
As linhas do painel têm estilo pra lá de ultrapassado, destoando completamente do visual externo do sedã. Detalhes como o relógio digital abaixo dos difusores centrais de ar remetem a modelos dos anos 1980 e 1990 (alguém aí falou em Ford Del Rey?)
5 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR: PRAZER AO DIRIGIR
Quem aprecia um estilo de condução mais esportivo pode acabar achando o Corolla meio chocho e ficar frustrado. O câmbio CVT tira boa parte do prazer de acelerar, enquanto a suspensão que privilegia demais o conforto parece confirmar a fama de "carro de tiozão".
5 RAZÕES PARA NÃO COMPRAR: EQUIPAMENTOS
Nota-se certa avareza na oferta de equipamentos, típica de algumas marcas japonesas no Brasil. Até bem pouco tempo atrás, o Corolla não oferecia controle de estabilidade, lacuna só suprida na linha 2018. Ainda fazem falta ar-condicionado de dupla zona e assistentes eletrônicos, como sensor de obstáculos dianteiro e alerta de ponto cego - presentes no Cruze, por exemplo.