Dois meses após ganhar a linha 2021, o Toyota Etios passa por mais uma mudança. Tanto o hatch quanto o sedã deixam de oferecer a opção do motor 1.3 flex. Ele agregava bom custo/benefício e preços mais competitivos. Ambos passam a ser vendidos exclusivamente, agora, na versão X Plus com motor 1.5 flex e câmbio manual ou automático. O hatch começa em R$ 63.590 e o sedã parte de R$ 66.790.
A mudança faz crescer os rumores de que a linha Etios está próxima do fim de produção. A Toyota vai lançar o seu primeiro SUV nacional no início de 2021. Revelado há poucos meses na Tailândia, o inédito Corolla Cross é o provável escolhido da montadora japonesa para ganhar produção em Sorocaba. E a sua chegada deverá promover a aposentadoria do hatch e do sedã.
Lançado no fim de 2012, o Etios inaugurou a fábrica de Sorocaba, no interior paulista. E cumpriu muito bem o seu papel como opção de entrada da Toyota. Em 2017, vendeu mais de 73 mil unidades somando as carrocerias hatch e sedã. Porém, em 2018 o compacto perdeu o protagonismo para a linha Yaris, que veio para ser opção mais sofisticada, embora ambos compartilhem plataforma.
Sem o apelo de preços, o Etios deve se despedir de forma discreta nas vendas. Até setembro, o modelo somou pouco mais de 11,5 mil emplacamentos, menos da metade do que vendeu o Yaris, com 24,3 mil unidades — os dois casos somando as versões hatch e sedã. Com o motor 1.3 flex de 98 cv e 13,1 mkgf (com etanol), o Etios hatch partia de R$ 55.390 e era R$ 8 mil mais barato.
Como produto, o Etios vive atualmente a sua melhor fase, embora o design tenha sido pouco alterado nesses oito anos de vendas. As várias mudanças feitas especialmente na cabine deixaram o compacto simpático e até moderno. A última novidade veio neste ano: a nova central multimídia Toyota Play+, com tela sensível ao toque de 7 polegadas compatível com as interfaces Android Auto e Apple CarPlay.
A mecânica agora passa a ter somente o 1.5 litro flexível de quatro cilindros, que tem desempenho honesto e preza pela economia de combustível. Com comando variável nas válvulas de admissão e de escape, o motor oferece até 107 cv de potência e 14,7 mkgf de torque com etanol. O câmbio manual tem seis marchas, enquanto o automático ainda é a transmissão de quatro velocidades.
Vem aí o SUV da Toyota
A fábrica de Sorocaba já se prepara para receber o aguardado SUV da marca. Em 2019, a Toyota anunciou investimento de R$ 1 bilhão na unidade para montar seu utilitário esportivo sobre a mesma plataforma (GA-C) do sedã Corolla, que é fabricado a poucos quilômetros dali, em Indaiatuba. O Corolla Cross tem lançamento esperado para o início de 2021 e deve ser anunciado em breve pela montadora.
Tabela de preços – Toyota Etios 2021
Toyota Etios X Plus 1.5 MT6 — R$ 63.590
Toyota Etios X Plus 1.5 AT4 — R$ 69.290
Toyota Etios Sedã X Plus 1.5 MT6 — R$ 66.790
Toyota Etios Sedã X Plus 1.5 AT4 — R$ 72.690