Após a chegada da linha Hilux a diesel (a picape, em novembro de 2015; o SW4, em fevereiro deste ano), a Toyota complementa a família com o motor 2.7 flexível tanto na picape como no SW4.
A picape está disponível em três opções, todas com cabine dupla e câmbio automático: SR 4×2 ( R$ 111.700), SRV 4×2 (R$ 120.800) e SRV 4×4 (R$ 131.200). Na linha 2015, os preços eram respectivamente R$ 104.750, R$ 114.500 e R$ 124.450.
Já o SW4 flexível está sendo oferecido em versão única, SR com tração 4×2, mas com opções de cinco e sete lugares e câmbio automático. Os preços vão de R$ 159.600 (cinco assentos) a R$ 164.900 (sete). Há ainda uma versão especial do SW4 com câmbio manual e cinco lugares, destinada apenas a vendas diretas, que sai por R$ 146.550.
O motor 2.7 Dual VVT-i flexível é basicamente o mesmo utilizado na Hilux anterior, mas agora o comando de válvulas é variável tanto na admissão como no escape (daí o “dual” que agora acompanha a denominação).
Com isso, a montadora afirma que a queima de combustível está mais eficiente. O resultado, segundo a Toyota, é que o modelo ficou 7% mais econômico. Outra novidade, em relação à Hilux anterior, é que o motor dispensou o subtanque de partida a frio.
Entre as alterações mecânicas, estão balancins, retentores e molas mais leves. A câmara de combustão e a entrada de combustível foram redesenhadas.
Como a ênfase foi em economia de combustível, os valores de potência e torque não mudaram. O motor continua rendendo 163 cavalos com etanol e 159 cv com gasolina (apenas um cv a mais que o anterior, e só com gasolina). O torque é de 25 mkgf, com os dois combustíveis.
A transmissão automática agora tem seis marchas (quatro na Hilux anterior), enquanto o câmbio manual tem cinco velocidades.