Toyota novo motor
Toyota/Divulgação

Toyota lança pedra fundamental de sua nova fábrica de Sorocaba

Local será responsável pela produção de Yaris Cross, picape anti-Toro e mecânica híbrida flex; planta começa a operar em 2026

Por Vagner Aquino 01 de nov, 2024 · 4m de leitura.

A Toyota do Brasil lançou a pedra fundamental de sua segunda fábrica de Sorocaba (SP). A iniciativa faz parte do ciclo de investimento de R$ 11 bilhões no País até 2030 e a ideia é expandir a capacidade produtiva de veículos e motores. Para isso, no local, a marca terá dois novos modelos híbridos flex. A unidade, que tem terreno de 400 mil m² e terá área construída de 160 mil m², promete gerar 2.000 novos empregos diretos e 10 mil indiretos até 2030. O início das operações está previsto para 2026.

Novos modelos

A expansão do parque fabril permitirá à Toyota, a princípio, introduzir novos modelos híbridos flex no País. Por ora, apenas Corolla e Corolla Cross estão na lista. Agora, no entanto, a promessa é fabricar um “novo veículo compacto híbrido flex”, fala a Toyota. Ou seja, vem aí (a partir do ano que vem) o novo Yaris Cross (leia mais). A novidade, em síntese, deverá brigar com SUVs compactos como Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Honda HR-V e Hyundai Creta.

Toyota Yaris Cross
Toyota/Divulgação

Contudo, o “modelo inédito” que a marca também promete, em comunicado, é a nova picape da marca. Com base no Corolla Cross e de olho nos clientes de Fiat Toro e companhia, a novata chega ao mercado em 2026, também com motor híbrido flex.

“A fabricação dos novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com biocombustíveis, mostra o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.

Peças e motores

O aumento da capacidade de produção e a introdução dos novos modelos eletrificados ainda produzirá resultados positivos para o parque de fornecedores. A ideia é nacionalizar as mecânicas híbridas e, de acordo com a Toyota, isso permitirá a localização adicional de peças, componentes e tecnologias. Cabe lembrar que, hoje, a Toyota no Brasil exporta seus modelos para 23 países.


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