Você está lendo...
Toyota lidera buscas de carros no mundo em 2021; no Brasil, Fiat é a líder
Notícias

Toyota lidera buscas de carros no mundo em 2021; no Brasil, Fiat é a líder

Levantamento feito pela Compare The Market analisou buscas do Google em 154 países e Toyota foi a mais pesquisada em 47 deles

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

15 de jan, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota
Fiat foi a marca mais pesquisada em dois países
Crédito:Fiat/Reprodução

Um estudo realizado pela Compare The Market, site australiano de comparação de mercado, apontou que a Toyota foi a marca que mais despertou o interesse do público que foi ao Google - de tal forma que a marca japonesa liderou em 47 países.

Já a Fiat foi a marca mais buscada no Brasil em 2021, possivelmente como resultado do fato de ocupar, neste ano, o posto mais vendida do mercado nacional. Aliás, o Brasil foi um dos dois países em que a marca italiana foi a mais buscada.

O número de buscas realizadas no Google é um dos fatores mais eficazes para se entender a relevância de uma marca. Claro, existem buscas feitas apenas por diversão ou curiosidade, mas a soma total sempre aponta a tendência de consumidores com o intuito de reunir informações para fazer uma boa compra.

Publicidade


Toyota
Compare The Market/Reprodução

Pódio mundial

A Toyota liderou as buscas na Rússia, Austrália, Bolívia e outros 44 países. Foram 154 países considerados, no total. Assim, a fabricante japonesa lidera em cerca de 31% dos países.

O estudo, que é publicado desde 2018, aponta que um anúncio da Gazoo Racing foi um dos grandes impulsos nas buscas da marca. Em novembro, a divisão esportiva anunciou que irá reproduzir peças de reposição para os antigos AE86 Corolla Levin / Sprinter Trueno - a saber, dois cultuados modelos no universo do tuning.


O principal motivo, no entanto, foi os lançamentos de novos modelos, como o Corolla Cross. Outro que despertou bastante interesse foi o novo Land Cruiser (não vendido oficialmente no Brasil).

Toyota Corolla Cross
Toyota/Divulgação

Bem abaixo da Toyota, mas com pontuação suficiente para garantir o segundo lugar do pódio, está a BMW. A marca alemã se manteve na posição como a mais pesquisada em 29 países. Na sequência, vem a Mercedes-Benz, com 23.


Dança das cadeiras

Pela primeira vez na análise, uma marca de carros elétricos apareceu no ranking. Em 2021, a Tesla foi a marca de veículos mais pesquisada em Hong Kong, Israel, Macau, Cingapura e China e certamente Elon Musk gostou do resultado.

Embora Toyota, BMW e Mercedes-Benz se mantenham, respectivamente, no topo do pódio desde 2020, houve uma verdadeira dança das cadeiras nas demais posições do ranking.

Audi e Hyundai, por exemplo, apareceram em mais buscas no Google em 2021 do que no ano anterior. A marca alemã, a princípio, mais que dobrou o número de países onde apareceu como principal busca. Passou de 5 para 11 países.


Audi/Reprodução

Contudo, marcas como Ford, Volvo, Nissan e Peugeot perderam fôlego de um ano para outro - cada uma caiu, pelo menos, três pontos. Por fim, a Volkswagen - tão popular no Brasil - sequer apareceu no ranking das marcas mais pesquisadas de 2021.

Confira o ranking completo:

Toyota: 47 países
BMW: 29 países
Mercedes-Benz: 23 países
Audi: 11 países
Kia: 7 países
Hyundai: 6 países
Tesla: 5 países
Renault/Ford: 4 países
Honda: 3 países
Suzuki/Fiat/Chevrolet/Volvo/Nissan/Lexus: 2 países
Peugeot/Rolls-Royce/Mazda: 1 país


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião