A Toyota mostrou um novo carro conceito que adianta tecnologias que estarão nos futuros carros da marca. O LQ é uma atualização do Concept-i, de 2017, e será mostrado ao público do próximo Salão de Tóquio, que abre as portas no fim do mês.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
A nova versão tem visual praticamente idêntico ao Concept-i, mas tem tecnologias mais modernas. Uma das novidades é a inteligência artificial Yui. Ela controla praticamente todas as funções do carro e tem a função de criar um ambiente agradável a bordo do LQ. O conceito leva motorista e mais três passageiros.
A Yui pode ser controlada por comandos de voz ditados pelo motorista. Também se comunica com os ocupantes por meio das luzes internas. O sistema muda cores e foco da iluminação da cabine para indicar com qual ocupante está “falando”.
O LQ também tem sistema de condução autônoma de nível 4, que pode dispensar os comandos do motorista. O conceito traz ainda sistema de estacionamento automático onde o carro deixa os ocupantes num local determinado e vai sozinho em busca de uma vaga para estacionar. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Panasonic.
Alta tecnologia
Outra função desenvolvida com a Panasonic foi um novo head-up display com realidade aumentada. Também há assentos com função de massagem, com bolsas de ar que inflam. Os bancos também têm ar-condicionado embutido, que podem deixar o motorista mais confortável ou alerta.
O painel de instrumentos tem telas OLED e o sistema de ventilação tem um purificador de ar embutido. O sistema transforma ozônio em oxigênio. Já os faróis têm um sistema chamado Digital Micromirror Device, que trazem nada menos que um milhão de péquenos espelhos capazes de projetar figuras à frente do carro.