A Toyota vai iniciar um recall mundial em cerca de 3,4 milhões de unidades por mais um problema no air bag dos carros. Agora, em vez de as bolsas projetarem fragmentos metálicos, como nos casos dos carros equipados com sistemas da Takata, os air bags podem simplesmente não abrir em caso de acidentes. Apenas nos Estados Unidos são 2,9 milhões de carros afetados.
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O defeito atinge unidades de Corolla, Matrix e Avalon fabricadas entre 2011 e 2019. Pelo menos um acidente fatal está relacionado ao problema. A falha ocorre na unidade de controle eletrônico, que pode não estar isolada corretamente distúrbios na corrente elétrica, comuns em acidentes. Isso faz com que as bolsas não se inflem total ou parcialmente. O defeito também inibe o funcionamento dos pré-tensionadores dos cintos.
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Air bag problemático
O NHTSA, maior órgão de segurança viária norte-americano, investiga dois acidentes, um com vítimas fatais, envolvendo Toyotas Corolla. Os air bags não dispararam nas colisões, ambas frontais. As unidades de air bag foram produzidas pela TRW Automotive, hoje controlada pela ZF.
Caso a falha nas unidades de air bag seja comprovada, cerca de 12,3 milhões de carros, incluindo os da Toyota podem estar envolvidos. Hyundai, Kia e FCA já fizeram recalls em mais de 2,5 milhões de unidades. Elas também usavam air bags da TRW.
A FCA, que consertou quase 2 milhões de carros em 2016 pela falha, tem registros de três mortos e cinco feridos relacionados ao problema. Hyundai e Kia também já chamaram cerca de 1 milhão de unidades para consertar a falha da TRW. As sul-coreanas registraram quatro mortos e seis feridos em acidentes nos Estados Unidos.
A Toyota americana vai instalar filtos de ruído eletrônico na fiação dos air bags. Por enquanto, a marca ainda não revelou se há mortes ou feridos relacionados à falha.