A Toyota não é mais a líder de satisfação dos clientes no processo de venda de veículos. A quinta edição da pesquisa Sales Satisfaction Index (SSI), ou índice de satisfação em vendas, realizada pela J.D. Power do Brasil, traz a Hyundai-Caoa como primeira colocada.
Líder no ano passado, a Toyota caiu, em 2017, para a segunda colocação. A maior surpresa, no entanto, é a nova dona do terceiro lugar. A posição ficou com a Ford – no ano passado, a Jeep havia ocupado a colocação.
A Ford tem sido alvo de críticas constantes por causa dos defeitos no câmbio automatizado que equipa as linhas Fiesta, EcoSport e Focus.
Porém, essa pesquisa não analisa quesitos de pós-venda, diferentemente do Customer Service Index (CSI), estudo também realizado pela J.D Power – e tradicionalmente divulgado em julho (confira a edição de 2016 desse estudo).
O SSI analisa o processo de compra e entrega do veículo zero-km. É examinada a satisfação do cliente com o revendedor. São cinco os quesitos de avaliação: entrega do veículo, negociação, test drive, instalação (da concessionária) e vendedor.
Segundo informações da J.D Power, o estudo foi realizado de março a abril de 2017. Foram ouvidos 3.700 proprietários de veículos novos no Brasil entre um e 12 meses após a compra.
GALERIA: CARROS QUE DESVALORIZAM POUCO
HONDA CR-V: -9,55%
Separamos diversos modelos em suas versões mais vendidas e comparamos a tabela FIPE dos modelos zero-km e com um ano de uso (2016) para ver quais deles mais se desvalorizam. O Honda CR-V EXL 2.0 custa R$ 144.008 zero-km; com um ano de uso, o preço cai para R$ 130.250.
TOYOTA ETIOS: -11,18%
Na versão hatch XS com motor 1.5 e câmbio automático, o Etios vale R$ 55.487 quando novo e R$ 49.281 com um ano de uso.
HONDA HR-V: -13,07%
Na versão EXL, o HR-V vale R$ 100.783 quando novo e R$ 87.605 com um ano de uso.
JEEP RENEGADE: -13,57%
Na versão Longitude com motor 1.8 flexível, o Renegade vale R$ 91.417 quando novo e R$ 79.008 com um ano de uso.
HONDA FIT: -15,27%
Na versão EXL, o Fit vale R$ 77.784 quando novo e R$ 65.901 com um ano de uso.
FIAT STRADA: -16,63%
Na versão Working com motor 1.4 e cabine simples, a picape Strada vale R$ 44.017 quando nova e R$ 36.694 com um ano de uso.
VOLKSWAGEN FOX: -18,89%
Na versão Comfortline com motor 1.0, o Fox vale R$ 47.979 quando novo e R$ 38.911 com um ano de uso.
CHEVROLET ONIX: -19,57%
Na versão LT com motor 1.0, o Onix vale R$ 44.012 quando novo e R$ 35.398 com um ano de uso.
FORD KA: -20,61%
Na versão hatch SE com motor 1.0, o Ka vale R$ 42.158 quando novo e R$ 33.468 com um ano de uso.
VOLKSWAGEN UP!: -22,61%
Na versão Move Up! com motor 1.0 aspirado de até 82 cv, o Up! vale R$ 45.995 quando novo e R$ 35.591 com um ano de uso.
Pontuação. O resultado é obtido a partir de uma pontuação de 0 a 1.000. A Hyundai-Caoa, que no ano passado havia sido segunda colocada, obteve 819 pontos.
A Toyota, neste ano, ficou com 814 e a Ford, com 810. A marca americana ganhou cinco posições ante a pesquisa de 2016.
O estudo ranqueou 13 marcas. A média da indústria foi de 791 pontos.
Sobe e desce. O quarto lugas da pesquisa ficou com a Hyundai-HMB (fabricante da linha HB20 e do Creta). A marca ganhou três posições na comparação com o estudo de 2016.
A Kia, que não havia aparecido no estudo do ano passado, fechou o “top 5”. Também ficaram acima da média da indústria Nissan (6ª colocada), Chevrolet (7ª) e Honda (8ª).
Algumas marcas perderam muitas posições. Desse grupo, o destaque é a Jeep. A montadora foi do terceiro lugar, em 2016, para o 10º, neste ano.
Os resultados do Grupo FCA, aliás, foram bastante negativos. A Fiat ficou na 13ª – e última – colocação na pesquisa, mesma posição do ano passado.