
LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
Líder mundial desde 2008, a marca japonesa somou 3,7 milhões de unidades comercializadas no primeiro semestre deste ano, número 11% menor do que o registrado no mesmo período de 2010. A Toyota foi desbancada pela GM, que vendeu 4,5 milhões de veículos, e pela Volks, com 4,13 milhões no trimestre.
A companhia foi afetada pelo terremoto e tsunami que atingiram o Japão no início de março. Sua produção foi interrompida, o que levou a uma queda de 62% nas vendas entre abril e junho.
Dois dias antes do desastre, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, havia dito que considerava uma “meta possível” atingir a marca de 10 milhões de veículos em todo o mundo em 2015. O número manteria a empresa no primeiro lugar entre as fabricantes. A Volkswagen também está na briga pela liderança, que quer atingir até 2018.
As vendas da Toyota na Índia cresceram 53% no primeiro semestre deste ano, atingindo 53.100 unidades.
No Brasil a empresa constrói em Sorocaba (interior de SP) sua terceira fábrica (as outras ficam em São Bernardo do Campo e Indaiatuba), para produzir o compacto Etios a partir de 2012.
Na Índia a Toyota ocupa a quinta posição no mercado. No Brasil, está em 10º lugar.