Toyota Celica
Toyota/Divulgação

Toyota registra nome ‘GR Celica’ no Brasil: esportivo virá ao País?

Esportivo Toyota descontinuado em 2006 ganhou registro de nome no Brasil; GR Celica pode utilizar motor 2.0 Turbo em posição central

Por Rodrigo Tavares 16 de fev, 2025 · 6m de leitura.

A Toyota confirmou que o nome Celica está de volta e estará ao lado da próxima geração do GR 86. Agora, um recente registro de marca no Brasil indica que o modelo renascido terá o nome GR Celica, alinhando-se à linha de alto desempenho da Toyota, a divisão GR. Será que o esportivo renascido da Toyota será vendido por aqui? Antes, vamos aos fatos.

O pedido de registro foi feito pela Toyota Motor Corporation junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e ao Ministério da Economia, com data de solicitação em 15 de janeiro e publicação em 4 de fevereiro. No entanto, além do nome, o documento não revela novos detalhes sobre a oitava geração do esportivo.

Toyota Celica
Toyota/Divulgação

O fato de a Toyota ter registrado a marca no Brasil sugere que o GR Celica pode sim vender na América do Sul, além de mercados-chave como Japão e Europa. No entanto, sua disponibilidade pode depender da estratégia global da marca e da compatibilidade do motor com as regulamentações de emissões regionais, fatores que ainda não estão completamente definidos, por exemplo.

Seja como for, há tempos circulam rumores sobre o retorno do Celica, mesmo após a sétima geração ter saído de linha em 2006, sem um sucessor direto. Em novembro de 2024, a Toyota confirmou finalmente os planos de trazer o modelo de volta, quando o vice-presidente Yuki Nakajima declarou publicamente durante evento no Japão: “Estamos fazendo o Celica.”

Novo Toyota GR Celica pode usar motor 2.0 Turbo de 406 cv

O novo motor 2.0 turbo de quatro cilindros da Toyota, atualmente em desenvolvimento, parece ser um forte candidato para equipar o GR Celica. Dados indicam que a potência pode chegar a 406 cv na versão de rua. Se isso se confirmar, é provável que o esportivo utilize um sistema de tração integral, tal vez com a tecnologia GR-Four, já presente nos modelos GR Yaris e GR Corolla.


Toyota Celica
Toyota/Divulgação

Tradicionalmente, todas as sete gerações do Celica, vendidas entre 1970 e 2006, adotaram um motor dianteiro. No entanto, fontes japonesas sugerem que o novo GR Celica poderia adotar um motor central. A teoria ganhou força após a Toyota apresentar um protótipo de GR Yaris com motor central no Salão de Tóquio. O modelo acabou inicialmente especulado como um possível sucessor do MR2.

Toyota MR2 e Celica podem renascer juntos?

A revista japonesa Best Car sugeriu recentemente que os novos Celica e MR2 seriam, na verdade, o mesmo carro. Essa estratégia faria sentido do ponto de vista de pesquisa e desenvolvimento, bem como na redução de custos. No entanto, essa ideia entra em conflito com declarações anteriores de um piloto da Gazoo Racing, que mencionou um misterioso “MR-alguma coisa”.


Toyota/Divulgação

Além disso, um teaser do anime Toyota GRIP apresentou tanto o Celica de oitava geração quanto o MR2 de quarta geração, reforçando a hipótese de que se tratam de modelos distintos. Até o momento, a Toyota não confirmou a configuração mecânica do novo Celica, deixando aberta a possibilidade de um projeto compartilhado com o MR2.

Por fim, sem uma data oficial de lançamento para um novo esportivo da linha GR, nos resta aguardar mais informações ao longo do ano. Enquanto isso, o GR Yaris M Concept fará sua estreia nas pistas em julho de 2025, durante a Super Taikyu Series, enquanto a Toyota segue desenvolvendo sua plataforma de motor central.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Porsche Panamera 2025: fomos acelerar o sedã de luxo V6 híbrido plug-in na pista