Você está lendo...
Toyota muda sede administrativa para Sorocaba (SP)
Notícias

Toyota muda sede administrativa para Sorocaba (SP)

Fábrica do interior paulista onde Etios e Yaris são produzidos vai fabricar o SUV nacional da japonesa

Diogo de Oliveira, special para o Jornal do Carro

21 de set, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

toyota
FÁBRICA DE SOROCABA (SP) DA TOYOTA
Crédito:Toyota/Divulgação

A Toyota está de mudanças após décadas instalada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A montadora japonesa está transferindo sua sede administrativa para Sorocaba. O novo endereço é a fábrica onde Etios e Yaris são produzidos, e de onde sairá o futuro SUV nacional da marca.

Em comunicado, a japonesa justifica a escolha na logística. Localizada às margens da rodovia Castelo Branco, a fábrica fica a 40 minutos da capital. Ela também está próxima das outras fábricas da Toyota; de motores em Porto Feliz, e a fábrica do sedã Corolla em Indaiatuba.



O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Publicidade


Novo lar promissor

Inaugurada em 2012 com a linha Etios, a fábrica de Sorocaba se tornou vital nos negócios da Toyota no Brasil. Pouco a pouco, a unidade foi ganhando volume até que, em 2018, passou a produzir o compacto Yaris também nas carrocerias hatch e sedã.

Com o aporte de R$ 1 bilhão anunciado em 2019, a fábrica de Sorocaba está sendo modernizada para produzir o Corolla Cross, futuro SUV da marca japonesa. Recém-lançado na Tailândia, o utilitário já tem até previsão de lançamento: abril de 2021.

A mudança para Sorocaba começa em janeiro do ano que vem e será feita de forma gradual, com previsão de término em meados de 2021. Até lá, a montadora já deverá ter lançado o Corolla Cross e encerrado a produção da linha Etios, para abrir espaço ao SUV em Sorocaba. A fábrica de SBC continuará em ação, ela produz componentes para o Brasil e também para exportação.


Deixe sua opinião