Redação

30/10/2019 - 4 minutos de leitura.

Toyota segue os passos da Renault no Brasil

Toyota investe em modelos de baixos custo, vindos de países emergentes, para aumentar o portfólio de produtos no Brasil

Catálogo do Toyota Raize Crédito: Toyota/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Renault fazia muito sucesso no Brasil. A Scénic era o sonho de consumo de classe média e o Clio, primeiro compacto de entrada com air bag de série por aqui, ia muito bem. Com a morte dos monovolumes e os cálculos de precificação esmagando os modelos de entrada, tudo mudou e a marca francesa se viu sem produtos para vender. E com uma fábrica imensa no Paraná para administrar.

Foi aí que a Renault teve uma ideia. Usar a romena Dacia como produtora de carros de baixo custo para países emergentes, em especial o Brasil. Vieram desta ideia Sandero e Logan. Dois sucessos. Agora, no último ano, o indiano Kwid. Outro sucesso. Essa inciativa fez outras marcas pensarem que este pode ser o caminho para uma maior variedade de produtos.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

Continua depois do anúncio

É aí que chegamos à Toyota. O purismo e pragmatismo do Corolla ou do RAV4 deu lugar a racionalidade extrema do indiano Etios e à simplicidade do tailandês Yaris. Em termos de identidade de marca fica muito difícil ligar o Etios ao Corolla se não for pela logo. É como comparar um tigre a um gato de rua. Ambos são felinos, mas…

E há mais um produto vindo desta fórmula que vai chegar ao Brasil em 2021. Trata-se do Raize, um SUV originalmente da Daihatsu (a Dacia da Toyota), mas que vai ganhar o logo da Toyota em mercados emergentes. Compacto, o Raize usará uma plataforma simplificada do Corolla para ganhar vida. E o mesmo motor 1.5 do Etios.

Estratégia da Toyota está certa?

Porém, por mais que isso em um primeiro momento pareça desdém com o mercado brasileiro, basta andar no Etios para ver o quão robusto é o carro. A vantagem da Toyota nesta estratégia é que o controle de produção da marca é extremamente rígido. Então, vindos de projetos da Índia, Tailândia ou de uma sub-japonesa, a qualidade está lá, nitidamente presente. E a imagem de marca também.


Por isso, não se espante se a partir do segundo trimestre de 2021 você vir o Raize brigando de igual para igual com o maiores do segmento de SUVs compactos. Uma marca que vende bem o Etios, com seu design no mínimo controverso, consegue vender qualquer coisa.

Notícias relacionadas

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

OFERTAS 0KM
De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00

Hyundai Creta Action 1.6

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

De R$ 137.990 por versões a partir de R$ 123.890 com a valorização na troca do seu usado.

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

VER TODAS AS OFERTAS