
Depois de renovar a picape Hilux, a Toyota vai começar a vender a nova geração da SW4, o utilitário esportivo que compartilha base. O modelo chega em uma versão, a SRX, com duas opções de motor e configurações de cinco ou sete lugares. A nova gama começa na versão a gasolina, equipada com um V6 de 4,0 litros e 238 cv que custa R$ 205 mil. Com o 2.8 diesel de 177 cv, os preços partem de R$ 220 mil para a versão com cinco assentos. Os bancos extras aumentam a conta em R$ 5 mil.
Os novos valores são substancialmente mais altos do que a geração vendida até então. A antiga versão de entrada, SR com motor 2.7 flexível (que deixa de ser oferecido) e câmbio manual, custava R$ 130.050 e podia chegar aos R$ 139.400 com câmbio automático e sete lugares. Com motor diesel, os preços variavam entre R$ 204.800 e R$ 210.050, com cinco e sete assentos respectivamente.
Essa versão quatro-cilindros 2.7 bicombustível irá retornar ao mercado, provavelmente no segundo semestre, após passar por uma série de melhorias que a marca introduz para extrair mais potência e torque e melhor consumo e nível de emissões. Acompnhando os dados do motor, os valores também devem sofrer alta, ainda que se mantenham inferiores aos da versão com motor V6.
Com ambos os motores, a transmissão é automática de seis marchas, uma a mais que a caixa anterior. Segundo a marca, o câmbio foi otimizado para entregar mais desempenho e menor consumo e emissões. A tração é integral com caixa reduzida.
Por fora, o SW4 ficou 9 cm mais longo (agora são 4,79 metros), 1,5 cm mais largo e 1,5 mais baixo. O entre-eixos é 0,5 cm menor. O desenho chama atenção pelas linhas angulosas e bem mais modernas que o modelo anterior, que já sentia o peso da idade. As rodas são de 18 polegadas.
A cabine repete o visual já visto na Hilux. A versão SRX é bem completa, com itens como ar-condicionado automático e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7″. Painel e volante ainda têm apliques de madeira.
O novo SW4 também promete mais segurança. Air bags frontais, laterais e de cortina são de série, assim como controle de estabilidade que monitora também o comportamento de reboques atrelados ao modelo. Assistente de partida em rampas e controle de velocidade em descidas também vêm de fábrica em todas as configurações.
*Atualizada em 18/2 às 12:35
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