Dia desses, a Toyota chamou a atenção pela divulgação da nova linha do SW4, que ultrapassou os R$ 400 mil na configuração topo de linha e, nesse sentido, se assumiu como SUV de luxo. Desta vez, a notícia segue o mesmo caminho, afinal, a versão esportiva GR Sport está confirmada no Brasil e vai deixar o modelo ainda mais caro. O lançamento está programado para o dia 8 de dezembro.
A marca japonesa ainda não fala em preços, mas certamente o modelo assinado pela divisão de performance Toyota Gazoo Racing irá além dos R$ 406.790 pedidos pela Diamond. Para justificar, o SUV aposta em visual diferenciado, como para-choque dianteiro com novos detalhes de acabamento e grade frontal em tom grafite. Atrás, o para-choque tem aplique que se passa por difusor. As rodas, também redesenhadas, têm 18″ e pintura bicolor.
Assim como na configuração Diamond, o GR-S se destaca pela cor preta usada no teto, grade inferior e molduras dos faróis de neblina. Costuras na cor vermelha nos bancos e volante (revestidos com couro) também são, em síntese, diferenciais. Faróis iluminados por LEDs também fazem parte das mudanças. Emblemas “GR Sport” são colados nas laterais e na tampa do porta-malas.
Conteúdo e motorização
Do lado de dentro, a esportividade é traduzida pelo revestimento em tom negro de assentos e painéis de porta (assim como no Corolla GR-S). Além da estética, o modelo contará com boa lista de equipamentos Dentre eles, o Toyota Safety Sense, que reúne controlador de velocidade adaptativo e os assistentes de manutenção em faixa e alerta de colisão (frenagem é automática e serve também para ciclistas e pedestres). Tem, por fim, carregador de smartphone por indução, ar-condicionado automático de duas zonas e tela central com 9″.
É de se esperar que o modelo, apesar do sobrenome, não tenha motor diferenciado ou potência extra. A nova variante continuará, no entanto, com o mesmo 2.8 litros turbodiesel de 204 cv e 50,9 mkgf de torque – a 2.800 rpm. O câmbio é automático com 6 marchas. A tração é 4×4 com reduzida e tem bloqueio de diferencial traseiro. O único diferencial mecânico do GR-S é, portanto, a suspensão mais firme.
Além da versão Diamond, o Toyota SW4 é comercializado no Brasil nas configurações SRX com cinco ou sete assentos. Respectivamente, custam R$ 383.290 e R$ 389.790.