O Toyota Yaris Cross é um dos modelos mais aguardados do mercado. O SUV compacto terá opção de motorização híbrida e, assim, será um dos utilitários eletrificados mais baratos do Brasil. Sua chegada está prevista para o primeiro semestre do ano que vem, já como modelo 2026. E, de acordo com o Auto Papo, a marca japonesa já iniciou sua produção. O anúncio da fabricante, portanto, deverá ser feito em breve.
O Yaris Cross tem base no modelo feito pela Toyota na Tailândia. A princípio, deve brigar no segmento de SUVs compactos, contra nomes como VW T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia. Posicionado abaixo do Corolla Cross, o terceiro híbrido flex da marca usará a plataforma DNGA, uma versão simplificada (mas preparada para a eletrificação) da TNGA.
Visualmente, destaque para a grade trapezoidal, faróis afilados e abrigo das luzes de neblina em formato vertical. Em medidas, tem 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de espaço entre-eixos. Ademais, o SUV compacto tem porta-malas de 471 litros. Surpreendentemente, 1 litro a mais que o irmão sedã, Corolla.
Motores
Debaixo do capô, a motorização une um motor a combustão de 1,5 litro com 92 cv a um elétrico de 80 cv. Ainda não foi divulgada a ficha técnica do Yaris Cross, mas a potência combinada deverá chegar a 111 cv. O câmbio é do tipo transeixo, como nos irmãos Corolla e Corolla Cross híbridos.
Além disso, o SUV compacto deve chegar com motor 1.5 aspirado flex nas versões mais baratas, com quatro cilindros e 16 válvulas – à exemplo da dupla Yaris e Yaris Sedan. Com potência próxima aos 110 cv, deverá, entretanto, adotar melhorias em termos de eficiência e possibilidade de adoção do sistema Start&Stop. Segundo a marca, a meta é aumentar em 12% sua participação na América Latina apenas com o lançamento do Yaris Cross.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!