Você está lendo...
Toyota vai produzir novo SUV compacto
Notícias

Toyota vai produzir novo SUV compacto

Toyota confirmou produção de novo SUV, abaixo do RAV4, em fábrica que produziria o Corolla nos Estados Unidos

Redação

11 de jul, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

suv
Toyota FT-4X Concept
Crédito:TOYOTA/DIVULGAÇÃO

Até a Toyota, que tem no Corolla um sedã vencedor, se rendeu à necessidade de produzir novos SUVs. A marca confirmou por meio de um comunicado que irá mudar a produção do Corolla norte-americano para poder produzir um novo SUV.

Com isso, a planta no Alabama, que foi criada em parceria com a Mazda, não irá mais produzir o Corolla, como estava previamente programado. "Essa mudança é uma resposta às demandas do mercado e a um crescimento no apetite do consumidor por SUVs e picapes leves", dizia o comunicado. "Por isso, a companhia optou por manter a produção do Corolla na fábrica de Blue Springs, em Mississipi".

Esta nova fábrica, em Hunstville, Alabama, começará a produzir o novo SUV em 2021. Terá 4 mil empregados e capacidade para 300 mil carros por ano. A Mazda também produzirá um crossover por lá. Juntas, elas investiram US$ 1,6 bilhão na nova unidade fabril.

Publicidade


Qual é o novo SUV Toyota?

O novo produto, que ainda não foi divulgado, deve se situar abaixo do SUV médio RAV4, faixa de mercado onde a Toyota não disputa atualmente entre os SUVs. A base do novo produto seria o conceito FT-4X. Isso indicaria uma manutenção do projeto mais ousado da Toyota em termos de visual dos últimos produtos, como aconteceu com o próprio RAV4.

Segundo o CEO da Toyota América do Norte, Jim Lentz, "há consumidores pedindo por um novo FJ". Que nós, aqui no Brasil, conhecemos como o Bandeirante, com ligeiras variações entre o produto deles e o nosso. De acordo com o executivo, ele vê espaço para um legítimo SUV off-road compacto na gama de produtos da linha.


SUV compacto para o Brasil

No Brasil, onde o mercado de SUVs não para de crescer, também inspirado pelo conceito FT-4X, a Toyota deve criar um SUV compacto usando a base do recém-chegado Yaris. A proposta é brigar com as versões de topo de produtos de maior valor agregado, como Honda HR-V Touring e Volkswagen T-Cross Highline, todos acima dos R$ 120 mil.

suv
TOYOTA/DIVULGAÇÃO

OS SUVS MAIS VENDIDOS EM JUNHO DE 2019:


Deixe sua opinião