Demorou um tanto, mas agora falta pouco para a Toyota lançar o seu primeiro SUV compacto no Brasil. O Yaris Cross está chegando às lojas do País em breve para disputar o segmento mais concorrido do mercado. Vai ser rival direto do líder Volkswagen T-Cross e de vários outros modelos, como, por exemplo, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Honda HR-V. Para isso, terá produção na fábrica de Sorocaba (SP), ao lado do Corolla Cross.
Com 4,31 metros de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos, o Toyota Yaris Cross tem basicamente o mesmo tamanho dos rivais, mas com um trunfo: o seu porta-malas tem 471 litros de capacidade. Ou seja, promete ser acima da média. O visual lembra um pouco o Corolla Cross, porém apresenta linhas mais descoladas, sobretudo na traseira. A frente é mais tradicional, com faróis contornados com LEDs e uma grande grade.
Yaris Cross terá sistema híbrido inédito
Embora tenha sido revelado na Indonésia há quase dois anos, havia pouco detalhamento do SUV. Até fotos eram parcas. Isso até agora, pois o modelo estreou recentemente na Tailândia. Lá, o Yaris Cross está disponível em três versões, todas com sistema híbrido: HEV Smart, por 789.000 baht tailandês (valor equivalente a R$ 141,5 mil); HEV Premium, por 849.000 baht (R$ 152,2 mil); e HEV Premium Luxury, por 899.000 baht (R$ 161,2 mil).
No Brasil, o modelo terá posicionamento mais amplo. Conforme o Jornal do Carro antecipou, as versões de entrada do Yaris Cross terão motor 1.5 flex de quatro cilindros e 16 válvulas, e o câmbio automático do tipo CVT. Trata-se do mesmo conjunto disponível na linha Yaris (hatch e sedã), que recentemente saiu de oferta no País. São até 110 cv de potência e 14,9 mkgf de torque máximo, porém os números devem mudar no SUV, que vai estrear nova plataforma (DNGA).
Já as versões híbridas de topo de linha terão um conjunto híbrido inédito no País. O motor 1.5 16V flex de ciclo Atkinson virá combinado a outro motor elétrico e uma bateria autorrecarregável. Tal como na dupla Corolla sedã e Cross, o sistema é ligado ao câmbio automático e-CVT, que permitirá ao modelo rodar em modo 100% elétrico em alguns momentos, sobretudo no trânsito urbano. É aqui que o Yaris Cross irá se diferenciar dos híbridos leves flex.
Racional e tecnológico: assim promete ser o Yaris Cross
Na Tailândia, o novo SUV compacto da Toyota une características clássicas de modelos da marca japonesa. Por exemplo, o seu interior é simples e racional. Entretanto, parece robusto e bem montado, além de espaçoso e suficiente para cinco adultos. Da mesma forma, a lista de conteúdos traz itens indispensáveis para um lançamento: freio de estacionamento por botão com Auto Hold, multimídia e display colorido no quadro de instrumentos.
A lista, aliás, é bem interessante na versão Premium Luxury. Tem porta-malas com abertura e fechamento elétricos, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros com monitoramento de tráfego cruzado, câmera de visão 360º e teto solar panorâmico (algo que o Honda HR-V não tem, por exemplo). Por fim, o Yaris Cross também terá o pacote Toyota Safety Sense, com assistentes de condução semiautônomos e demais recursos, como alerta de ponto cego nos retrovisores.
Em relação ao desempenho e consumo de combustível, por enquanto não há dados oficiais do modelo brasileiro. Sabe-se apenas que o híbrido deverá ter consumo realmente entre os melhores do País. Em uma das fotos do modelo tailandês é possível ver o painel marcando 26,3 km/l com gasolina. Não será surpresa se o Yaris Cross híbrido flex tiver consumo nesta mesma faixa, afinal, o SUV será capaz de rodar apenas com eletricidade em alguns momentos.
Quando o Yaris Cross chega e qual o preço no Brasil
De início, o novo SUV seria apresentado no fim de 2024, com vendas logo no início de 2025. Mas o cronograma atrasou, e, agora, a montadora acelera para lançar o Yaris Cross no primeiro semestre. Com o fim do Yaris sedã, o Corolla passa a ser o três volumes mais barato da marca no País, com tabela a partir de R$ 158.490. E o Yaris hatch, que continua em oferta, fica mais um tempinho disponível até o lançamento do Cross.
Por fim, o preço. A Toyota naturalmente só vai anunciar os valores na ocasião do início das vendas, mas já sabemos a faixa em que o Yaris Cross irá atuar. O novo SUV terá tabela a partir de R$ 130 mil nas versões flex, e chegará próximo de R$ 185 mil na versão de topo de linha, com sistema híbrido flex (HEV). Com esses valores, ficará posicionado logo abaixo do Corolla Cross e assumirá o posto de carro de entrada da marca japonesa no País.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!