O Toyota Yaris está sendo lançado hoje em São Paulo. O hatch vai custar de R$ 59.590 (versão XL, com motor 1.3 e câmbio manual de seis marchas) a R$ 77.590 (XLS 1.5, com câmbio automático CVT).
Já o sedã, que está disponível apenas com motor 1.5, vai custar de R$ 63.990 (XL manual) a R$ 79.990 (XLS automático CVT). Isso o coloca na faixa intermediária entre o Etios e o Corolla.
Os pedidos já podem ser feitos na rede autorizada. A produção do Yaris, que chega como linha 2019, começa no dia 15 (sexta-feira da semana que vem).
A montagem do sedã terá início no dia 2 de julho. O modelo será feito em Sorocaba (SP), na mesma fábrica do Etios.
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O Toyota Yaris hatch vem para concorrer com modelos como Volkswagen Polo, Fiat Argo e Ford Fiesta, mas é um pouco mais encorpado. Tem 4,14 metros de comprimento (o Polo tem 4,06 m) e 2,55 m de distância entre eixos (2,56 m no modelo da VW).
Uma das vantagens do Toyota Yaris diante dos concorrentes é o assoalho plano na traseira. Isso favorece o conforto do eventual quinto ocupante.
Atrás, há apoio de cabeça e cinto de três pontos também para o passageiro central. O porta-malas, para 310 litros, é um pouco maior que o de Polo e Argo (300 l).
Já o sedã, que vem para brigar com VW Virtus, Fiat Cronos e Honda City, tem 4,42 metros de comprimento. O entre-eixos é o mesmo do hatch.
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Honda HR-V Touring
Aqui, vale a pena levar a versão EXL, a R$ 103.900. Por R$ 108.900, ou R$ 5 mil a mais, a Touring acrescenta apenas faróis com DRL, lanternas de LEDs e sensores de chuvas, crepuscular e de estacionamento traseiro.
Fiat Doblò
Os preços dos carros atingem seu auge no modelo da Fiat. Pelos R$ 84.390 do simplório Doblò, dá para levar sedãs médios e SUVs mais bem equipados e tecnológicos. A versão Adventure chega a R$ 95.490. Com esse valor, já dá até para pensar em uma picape média ou, quem sabe, em um SUV médio. O Hyundai ix35, por exemplo, tem versões a partir de R$ 100 mil.
Volkswagen Up!
Do trio Mobi-Kwid-Up!, o Volkswagen é o mais moderno, tecnológico e eficiente. Porém, custa R$ 50.270 iniciais, o que é muito para um modelo com dimensões tão pequenas. A Volkswagen optou por jogar suas cartas no segmento de entrada no Gol, e reposicionar o Up! (algo que a Fiat também fez com o Uno, o que você poderá ver mais à frente). Com isso, tirou de linha a versão de entrada, Take Up!. Agora, a mais em conta é a Move Up!, que vem com ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro e direção, retrovisor, travas e vidros elétricos. Ainda assim, o valor é bem superior ao do Kwid topo de linha (R$ 41.490). Não dá nem mais para dizer, com o novo posicionamento, que os carros são concorrentes.
Toyota Corolla Altis
A versão de topo custa R$ 118.850, ante os R$ 105.690 da opção abaixo, XE. O motor é o mesmo, assim como o número de air bags, a central multimídia e o banco de couros. O que diferencia o Altis dificilmente vale os mais de R$ 13 mil que ele custa a mais: faróis de LEDs, bancos com ajuste elétrico, ar-condicionado "dual zone" e limpador de para-brisas com sensor de chuva. Na categoria preços de carros, o Corolla Altis é caro. O XEi vale muito mais a pena.
Chevrolet Prisma LTZ AT
A versão de topo do Prisma sai por R$ 69.690. Isso sem air bags além dos obrigatórios, nem ESP. Para comparação, o Onix com motor 1.3, equivalente ao 1.4 do Prisma, e câmbio automatizado, sai a R$ 60.990, ou quase R$ 9 mil a menos. Pelo mesmo valor, dá para levar o Cronos 1.8 automático, de 138 cv.
Fiat Uno
Com a chegada do Mobi, a Fiat reposionou os preços do Uno, que ficaram muito altos. Sem trazer nada de muito especial, o carro parte de R$ 43.990, ante os R$ 32.490 do Kwid, seu rival.
Motores do Toyota Yaris
O Toyota Yaris utiliza o motor 1.3 apenas na versão básica do hatch. Nas demais, emprega o 1.5. São o mesmos propulsores do Etios (ambos flexíveis, 16 válvulas e com duplo comando variável).
Porém, eles foram recalibrados para render um pouco mais, por causa das maiores dimensões do novo modelo.
O 1.3 rende 101 cv com etanol e 94 cv com gasolina (respectivamente 3 e 6 cv a mais do que no Etios). Já o 1.5 tem 110 cv com etanol e 105 cv com gasolina (3 cv a mais do que no modelo menor).
A transmissão automática é continuamente variável (CVT), e tem sistema que simula sete marchas, mesmo com a alavanca em drive.
São quatro versões
No hatch, a básica, XL, está disponível com câmbio manual (R$ 59.950) e automático (R$ 65.590). Entre os principais itens de série, há controle de tração e estabilidade, rodas de liga leve de 15 polegadas, ajustes de altura para banco do motorista e coluna de direção, faróis de neblina, assistente de partida em rampa e vidros elétricos nas quatro portas.
Além do motor 1.5, a versão XL Plus Tech (R$ 69.590) acrescenta a esses itens a central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, câmera de ré, chave presencial, botão de partida e ar-condicionado automático (no modelo básico, o sistema é manual), entre outros itens.
A versão XS (R$ 74.590) traz retrovisores elétricos e bancos parcialmente de couro, enquanto a topo de linha, XLS (R$ 77.590), é a única a oferecer sete air bags (as demais vêm apenas com o duplo frontal obrigatório), teto solar, limpador de para-brisa com sensor de chuva, lanternas de LED e faróis com guia também de LED.