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Tração 4×4 deve ser usada regularmente
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Tração 4×4 deve ser usada regularmente

Ao não deixar de acionar o recurso, motorista previne danos ao sistema; reparo parte de R$ 2 mil

25 de mar, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Tração 4x4 deve ser usada regularmente
Atravessar trechos alagados pode contaminar o óleo do diferencial; troca do produto custa R$ 80

É cada vez mais comum ver veículos com tração 4×4 transitando apenas na cidade. O que muitos proprietários desconhecem é que, mesmo que o sistema não seja utilizado com frequência, deve ser ativado periodicamente, de modo que todas as peças do conjunto fiquem lubrificadas. Em caso de defeito, o preço do reparo parte de R$ 2 mil.

A precaução é simples de ser feita. O ideal é que o sistema seja ligado pelo menos uma vez por mês e, de preferência, em locais com piso de baixa aderência, como estradas de terra ou mesmo areia.

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Nos veículos que não são submetidos a aventuras fora de estrada, não há necessidade de qualquer tipo de manutenção. Mas o ideal é que componentes como cruzetas, diferencial e eixo cardã, além de partes da suspensão sejam verificados, em média, a cada seis meses.

Segundo Rodrigo Junior, proprietário da oficina Atacama 4×4 (3965-4171), oficina que fica na zona norte da capital, essa checagem preventiva ajuda a evitar danos que, dependendo do modelo e da complexidade do problema, podem passar dos R$ 5 mil.

FALHAS COMUNS
A maior incidência de falhas no 4×4 é causada pela contaminação do óleo do diferencial. Isso costuma ocorrer após travessias de rios e áreas alagadas.


Nesse caso, a única solução é trocar o lubrificante. Se isso for necessário, o custo será de cerca de R$ 80 cada diferencial (dianteiro e traseiro) para a linha Toyota Hilux (incluindo o utilitário SW4) na Atacama 4×4. Um dos componentes que mais se deterioram são as cruzetas, que para o mesmo veículo saem em torno de R$ 400, incluindo a mão de obra.

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