A briga foi bem mais acirrada do que mostram as notas obtidas pelo recém-lançado Tracker e pelo renovado EcoSport (veja abaixo). Como esses utilitários-esportivos são muito semelhantes em quesitos como espaço, conforto, lista (ampla) de equipamentos e até desenho, aspectos como o valor salgado da franquia do seguro foram determinantes para dar a vitória ao Ford, cuja média de preços fica em torno dos R$ 2 mil – metade do cobrado na apólice do Chevrolet novato.
O EcoSport, referência no segmento de utilitários derivados de carros compactos – é pioneiro e líder de vendas -, se sobressai no conjunto mecânico graças ao câmbio automatizado de seis marchas e duas embreagens. Essa transmissão o deixa mais ágil que o Tracker principalmente em acelerações partindo de rotações baixas, quando a caixa automática de seis velocidades do Chevrolet se mostra um tanto lenta e exagera nos trancos.
Os motores se equivalem. São flexíveis e o 1.8 do Tracker gera até 144 cv, ante os 147 cv do 2.0 do EcoSport (com 100% de etanol). O Ford leva uma pequena vantagem no torque (19,7 mkgf, ante 18,9 mkgf), mas o Chevrolet alcança força máxima em rotação mais baixa. Nas retomadas, o desempenho dos dois é bem parecido.
A tabela do Tracker, disponível em versão única, LTZ, parte de R$ 71.990. A configuração do EcoSport que concorre com o Chevrolet é a 2.0 Titanium, a partir de R$ 73.990. Vale lembrar que o Ford 2.0 com câmbio automatizado tem opções que partem de R$ 64.960.
De série, os dois trazem direção assistida, sistema multimídia, auxílio a manobras na traseira e ar-condicionado. No Tracker, os bancos de couro são de fábrica e no EcoSport, opcionais (em pacote que inclui air bags laterais e do tipo cortina). O brasileiro traz controle eletrônico de estabilidade, indisponível no Chevrolet.
Os extras do Tracker são air bags laterais e do tipo cortina e teto solar – que o Eco não tem.
DIRIGIBILIDADE
As suspensões de EcoSport e Tracker têm estruturas semelhantes, assim como seus freios – a disco na dianteira e a tambor na traseira. Os fatores que contribuem para tornar o Ford mais gostoso de dirigir são o ajuste da assistência da direção e a presença do controle eletrônico de estabilidade.
O direção do Ford responde melhor aos comandos e ajuda a deixar o carro mais à mão do motorista. O sistema passa sensação de leveza em manobras e segurança em rodovias, mesmo nas mudanças de trajetória em velocidades elevadas.
Na cabine, a vantagem é do Tracker. Feito sobre a plataforma do Onix, não tem acabamento primoroso, mas traz plásticos de qualidade superior aos utilizados no EcoSport, que é derivado do Fiesta.
É mais fácil encontrar a posição ideal de guiar no Chevrolet. O ajuste do encosto do banco dianteiro – por alavanca, como o do Ford – é mais bem localizado e permite mais regulagens que o do rival.
Nenhum dos dois tem navegador GPS e seus porta-malas são pequenos – o do Tracker é um pouco maior que o de um hatch compacto. Como ainda não há preços de peças nas autorizadas, esse quesito não foi considerado na avaliação.
1º FORD ECOSPORT 2.0 TITANIUM
Ficha técnica
Preço sugerido: R$ 73.990
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 147 cv
Câmbio: automatizado, seis marchas
Comprimento: 4,24 metros
Porta-malas: 362 litros
Seguro: R$ 2.340,41 (Porto Seguro)*
2º CHEVROLET TRACKER LTZ
Ficha técnica
Preço sugerido: R$ 71.990
Motor: 1.8, 4 cil., 16V, flexível
Potência: 144 cv
Câmbio: automático, seis marchas
Comprimento: 4,25 metros
Porta-malas: 306 litros
Seguro: R$ 2.651,45 (Porto Seguro)*
NOTAS
ECOSPORT
Acabamento – 2
Câmbio – 4
Conforto – 3
Desempenho – 4
Equipamentos – 5
Ergonomia – 3
Espaço – 3
Estabilidade – 4
Estilo – 5
Instrumentos – 4
Motor – 4
Porta-malas – 2
Preço – 2
Seguro – 4
Suspensão – 4
TOTAL – 53
TRACKER
Acabamento – 3
Câmbio – 3
Conforto – 3
Desempenho – 3
Equipamentos – 5
Ergonomia – 4
Espaço – 3
Estabilidade – 3
Estilo – 5
Instrumentos – 4
Motor – 4
Porta-malas – 1
Preço – 3
Seguro – 2
Suspensão – 4
TOTAL – 50
(Total de 75 pontos possíveis. Avaliação: 1 – muito ruim; 2 – ruim; 3 – regular; 4 – bom; 5 – ótimo)
Cotações feitas pela Resicor; fone (11) 2239-4900