A disputa pela liderança no mercado brasileiro entrou na reta final, e a categoria de SUVs é a que tem a briga mais acirrada. São cerca de doze mil unidades que separam o primeiro do quinto colocado no ranking acumulado até outubro. E menos de cinco mil entre as quatro primeiras posições. O Chevrolet Tracker, por exemplo, assumiu a dianteira e tem um total de 55.294 emplacamentos em dez meses. Já o Hyundai Creta aparece na 4ª colocação com 50.811 modelos entregues. Esses números mostram porque o segmento já responde por nada menos que 44,3% do mercado de carros e comerciais leves.
No ano passado, quando o segmento representou 42,9% das vendas, o Tracker fechou em 5° lugar no ranking geral. Mas, após se recuperar levemente da crise de semicondutores, a General Motors conseguiu colocar o SUV no topo. Ele, inclusive, fechou o mês de outubro na 2ª posição, à frente da atual líder de vendas Fiat Strada. Outro que também foi fortemente afetado pela crise foi o Volkswagen T-Cross, que vêm logo atrás do SUV da GM com uma diferença de pouco mais de mil unidades.
Embora o Jeep Compass venha se mantenho em posições estáveis – atualmente está em 3° no acumulado com 51.066 unidades -, o seu irmão Renegade não pode dizer o mesmo. O utilitário, que foi o SUV mais vendido de 20211, vem emplacando cada vez menos. Para se ter uma ideia, ele ficou em 16° lugar no levamento de outubro da Fenabrave, com apenas 3.957 unidades vendidas. Assim, se posiciona em 6ª posição no ranking geral.
Fechando o ‘top 5’
Logo em seguida, nós temos o Hyundai Creta em 4° lugar com 50.811 unidades emplacadas. Ou seja, como dissemos, são pouco menos cinco mil unidades dividindo os primeiros colocados. O que significa que muita coisa pode acontecer até o final de dezembro. Por fim, temos o Fiat Pulse em 5° com 42.814 emplacamentos. O SUV da marca italiana fez muito sucesso no seu lançamento no ano passado. Mas os altos preços vêm fazendo com que o utilitário perca posições. Atualmente, ele parte de aproximadamente R$ 98 mil e chega a R$ 130.838 na versão topo de linha – sem opcionais.
Lançamentos podem balançar o ranking
Como sétimo colocado no acumulado, temos o Toyota Corolla Cross, que perdeu muito fôlego nos últimos meses. Mesmo mantendo bons números desde seu lançamento em 2021, o modelo tem um total de 35.211 unidades vendidas até outubro. Ele, no entanto, ficou à frente de modelos como Nissan Kicks, Volkswagen Nivus e Renault Duster, que encerram o ‘top 10’.
Seja como for, o ano de 2022 trouxe diversos lançamentos importantes. Estes, inclusive, prometem mexer com o ranking até o final do ano. Uma das grandes apostas é o recém-lançado Fiat Fastback, que chegou no mercado brasileiro de olho nos SUVs compactos. Ou seja, pretende fisgar os clientes de modelos como Creta, Tracker e T-Cross com preços entre R$ 130 mil e R$ 150 mil. Embora tenha emplacado apenas 2.843 no primeiro mês completo de vendas, há ainda um tempo para se firmar no mercado.
Esse é o mesmo caso do novo Honda HR-V. Até outubro, o SUV estava à venda apenas nas versões com motor 1.5 flex aspirado. Portanto, teve um baixo desempenho nas vendas, ficando em 26° lugar na lista do 10° mês. Mas, com a recém-chegada das opções turbo, espera-se que o SUV suba logo no ranking.
Ranking dos SUVs acumulados até outubro de 2022*
- 1°) Chevrolet Tracker: 55.294
- 2°) Volkswagen T-Cross: 53.990
- 3°) Jeep Compass: 51.066
- 4°) Hyundai Creta: 50.811
- 5°) Fiat Pulse: 42.814
- 6°) Jeep Renegade: 41.507
- 7°) Toyota Corolla Cross: 35.211
- 8°) Nissan Kicks: 32.711
- 9°) Volkswagen Nivus: 29.848
- 10°) Renault Duster: 18.177