CRLV transferência digital licenciamento Detran-SP IPVA 2025
Vagner Aquino/Estadão

Transferência digital de veículos é maior sucesso do Detran-SP em 2024

\Serviço lançado em março deste ano pelo Detran-SP permite transferir a propriedade de veículos registrados no Estado em minutos pelo celular

Por Diogo de Oliveira 17 de dez, 2024 · 6m de leitura.

Publicidade

Após oito meses, o Detran-SP celebra bons números do serviço de Transferência Digital de Veículos (TDV). Inédita no País, a ferramenta lançada em março pode ser considerada o maior sucesso do órgão neste ano. Conforme o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, foram mais de 28 mil transferências digitais desde o lançamento, com uma média mensal de 5.000 operações por mês de agosto a novembro.

Assim, a TDV rapidamente saltou de um patamar de 76 operações realizadas em março para 4.843 transferências no último mês. Além da velocidade (o serviço leva minutos no aplicativo do Poupatempo), a facilidade de pagamento da taxa de transferência via Pix se revelou um grande atrativo. Conforme o Detran-SP, um terço das operações utilizaram este método de pagamento. A segurança é garantida pela plataforma Gov.br.

“A transformação digital, da qual a TDV faz parte, veio para somar. Lançamos mão da ferramenta para atender mais pessoas, em menor tempo e com mais eficiência. É um caminho sem volta, como indicam as boas experiências dos nossos usuários. E é isso o que buscamos com o investimento em novos recursos e formas de atendimento”, resume Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP. O departamento faz parte da Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) do Estado.

Publicidade


Detran-SP faz transferência digital em segundos

Detran/Divulgação

A transferência digital de veículos está disponível no aplicativo Poupatempo para Pessoas Físicas e para “Certificados de Registro” emitidos a partir de 2021. Em breve, em grande escala, a TDV estará disponível também para documentos emitidos antes de 2020. Mas, para tanto, será preciso realizar o processo de “desmaterialização” do CRV/DUT e convertê-lo na sua forma digital. Conforme o Detran-SP, este processo leva menos de 10 minutos nos cartórios. Por fim, é necessário ter uma conta Gov.br nos níveis prata e ouro para fazer a TDV.

Transferência leva cinco minutos

Detran-SP Transferência Digital de Veículos
Poupatempo/Divulgação

Publicidade


Segundo o Detran-SP, o processo de Transferência Digital de Veículos é novo no País. A estimativa é que a transferência leve cerca de cinco minutos. Anteriormente, o prazo para a finalização do processo era entre três e dez dias úteis. O impacto disso pode ser dimensionado nos números impressionantes da frota paulista: são 35 milhões de veículos registrados no Estado, cerca de 400 mil transferências mensais.

Mas, antes de realizar a operação, o proprietário precisa fazer a inspeção do veículo, tal como já ocorre no processo tradicional. O objetivo do formato digital automático é dispensar a burocracia em cartório. É possível pagar a taxa de transferência, no valor de R$ 272,27, via PIX no aplicativo. A plataforma também autoriza a quitação de outros débitos.

Como fazer a transferência digital do veículo

  • É necessário ter conta nos níveis Prata ou Ouro no aplicativo Gov.Br;
  • A plataforma Poupatempo precisa estar baixada nos celulares do vendedor e do comprador;
  • CRLV digital ou convertido do papel para o digital;
  • Vistoria do veículo feita por empresa credenciada junto ao Detran (aprovada no máximo há 60 dias);
  • Selecionar a opção “Transferir Propreidade de Veículo” no app Poupatempo para enviar os documentos CRLV-e e inspeção veicular;
  • O sistema registra automaticamente a assinatura eletrônica, bem como a intenção de venda e compra do automóvel.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Publicidade


Museu Carde abre ao público em Campos do Jordão (SP); veja as atrações

Publicidade