14/11/2012 - 5 minutos de leitura.

Trate o macaco com cuidado

Equipamento de porte obrigatório pode, conforme o tipo, danificar o assoalho e até a bateria do veículo. Há modelos como universal ‘sanfona’, hidráulico (usado em veículos pesados, picapes e utilitários-esportivos) e elétrico

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Belisa Frangione

Utilizado apenas em emergências, o macaco pode danificar o assoalho do veículo se não for usado corretamente. E, dependendo do tipo do equipamento, até a bateria pode ficar comprometida.

Há modelos como universal “sanfona”, hidráulico (usado em veículos pesados, picapes e utilitários-esportivos) e elétrico. “Na parte debaixo do carro há um ponto de fixação para os vários tipos de macaco. Encaixá-lo em qualquer lugar pode causar danos ao assoalho e componentes da suspensão”, diz o consultor técnico da Oficina Brasil, Antônio Costa.

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Nos elétricos, o mau uso pode prejudicar a parte elétrica. “Antes de usar é preciso verificar a potência e a amperagem do sistema do carro e conferir, no manual do aparelho, se ele suporta a carga”, afirma o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) Gerson Burin.


Os especialistas lembram que o macaco deve ser revisado frequentemente. O universal pode ser checado no momento em que o motorista calibrar o estepe. “Aproveite para ver se a peça está guardada na posição correta e se não tem ferrugem”, recomenda Burin. No caso do elétrico, é importante evitar exposição à água.

O hidráulico deve ser guardado na vertical. “Isso evita o risco de vazamento do fluido”, explica Costa. Se isso acontecer, além de impedir o correto funcionamento do dispositivo, pode danificar o porta-malas.


‘OSTRACISMO’
Na opinião do diretor de serviços da seguradora Porto Seguro, Milton Oliveira, o macaco é um item cada vez menos utilizado pelos motoristas. “Das ligações que recebemos diariamente, mais de 30% são de pessoas requisitando serviços de troca de pneu.”

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Mas, segundo a legislação de trânsito, trata-se de um componente obrigatório no veículo. De acordo com a resolução 14 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a penalidade para o motorista flagrado sem o equipamento no carro é de cinco pontos na CNH, além de multa de R$ 127,69 e possibilidade retenção do automóvel.


PREÇOS
Na Della Via Pneus (www.dellavia.com.br), um macaco universal, que suporta até 600 quilos, custa R$ 39,90. O hidráulico, para modelos até duas toneladas, parte de R$ 44,91 no Ponto Frio (www.pontofrio.com.br). O elétrico, com capacidade para uma tonelada, pode ser adquirido por R$ 199 no Walmart (www.walmart.com.br).

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