
…Muitas felicidades, muitos anos de vida! A festa aqui é para o Audi TT, que está prestes a completar 15 anos de “vida” no Brasil. O cupê alemão nasceu em março de 1998 na Europa e chegou em outubro do mesmo ano no País.
Para celebrar o aniversário do adolescente, escolhemos a versão RS, que estreou por aqui em março. Topo de linha da gama, destaca-se pelo tempero mais esportivo no visual e no desempenho. Pelos 15 anos, veja então as 15 coisas que você precisa saber sobre este Audi.
1º Preço: a tabela desse pequenino parte de R$ 375.800. Acrescente R$ 15 mil caso deseje bancos do tipo concha.
2º Desempenho: seu motor 2.5 de cinco cilindros em linha, turbo e com injeção direta de gasolina entrega 340 cv de potência e torque de 45,9 mkgf a partir das 1.600 rpm. Nem é preciso dizer que o TT RS “voa”. Segundo a fabricante, ele vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h.
3º Ronco do motor: clique aqui e ouça a máquina em ação. O ruído vigoroso emitido pelas saídas do escapamento invade a cabine com uma simples pisada no acelerador. Ele fica ainda mais intenso ao pressionar o modo esportivo, no console.
4º Peso: o TT RS é levinho, pesa apenas 1.475 quilos e 66% da estrutura é de alumínio. Esse porte aliado à alta potência, resulta em agilidade extrema.
5º Transmissão: é automatizada de sete marchas e dupla embreagem, com opção de trocas sequenciais por aletas atrás do volante ou pela manopla do câmbio. As respostas da caixa são muito rápidas.
6º Venenoso: há dois botões de modo S (esportivo). Um deles é posicionado por meio da alavanca do câmbio e aprimora as respostas da transmissão. O outro está no console. Ao apertar o botão, o motor fica mais arisco.
7º Controle de largada: este recurso é indicado para lugares fechados, como uma pista de corrida. Basta acionar os modos “S” e desligar o controle de tração. Em seguida, pise com o pé esquerdo no freio e use o direito para acelerar, sem tirar o pé do freio. Aguarde uns cinco segundos para curtir o barulho do carro sedento por asfalto e então tire o pé do freio. O Audi vai largar com apetite e você sorrirá.
8º Esportivo duro: as suspensões do TT RS são extremamente rígidas e as rodas de 19 polegadas calçadas em pneus de perfil baixo colaboram para aumentar o desconforto em vias esburacadas.
9º Monitor central simples: ao contrário da versão europeia, a vendida no Brasil não conta com sistema multimídia de ponta, com direito à tela sensível ao toque e navegador GPS. O rádio tem apenas tocador de CD e o visual é bem antiquado.
10º Espaço traseiro zero: adultos não conseguem se acomodar de forma decente no banco de trás. Até mesmo crianças tendem a reclamar do espaço.
11º Porta-malas: o compartimento de carga do Audi TT RS merece elogios. Há generosos 292 litros.
12º Manutenção: para um modelo de quase R$ 400 mil, é de se esperar cifras salgadas na hora para peças de reposição. Com base em pesquisa em concessionárias, as revisões até os 30 mil km do modelo totalizam R$ 3.648. Um disco de freio dianteiro sai por R$ 1.180.
13º Direção: do tipo elétrica, é bastante ágil. À medida que o Audi ganha velocidade, ela fica mais firme.
14º Falha em detalhes: o TT RS poderia caprichar mais em alguns aspectos. Pelo que custa, fazem falta sistema de rebatimento automático dos retrovisores, botão para ignição e freio de estacionamento elétrico.
15º Visual charmoso: em 2006, o cupê alemão foi eleito o carro mais bonito do mundo por leitores de uma revista da Alemanha. Ele só tem 15 anos. Imagine quando fizer 18!