
Após lançar o Tucson, o Grupo passou a trazer outras opções da Coreia do Sul utilizando a mesma fórmula que deu certo com o utilitário-esportivo: oferecer conteúdo superior aos de rivais mais caros e até de segmentos superiores. Deu certo. Esses carros também viraram sucesso.
Além da boa qualidade, os cinco anos de garantia tiveram um forte apelo junto aos brasileiros. “Ao inaugurar a fábrica em Anápolis, a Caoa reiterou seu compromisso com o País, saindo da condição de simples importadora”, diz o consultor da ADK Automotive, Paulo Roberto Garbossa.
Diretor de marketing da Hyundai Motors do Brasil (HMB), Cássio Pagliarini ressalta o trabalho de divulgação da imagem internacional da empresa feito pela Caoa. “A marca ganhava prêmios de qualidade nos EUA e, no Brasil isso era comunicado à exaustão.” Quem não se lembra do slogan “Melhor do Mundo”?
Com a vinda da subsidiária, a Hyundai passou a operar de forma inusitada: duas empresas representando a mesma marca. A HMB responde pelos carros feitos em Piracicaba e a Caoa, pelos importados e os produzidos, sob licença, em Anápolis.
Nem mesmo as concessionárias são compartilhadas. Há autorizadas da Caoa que oferecem a linha HB20 e o Creta. Porém, elas não podem vender produtos Hyundai-Caoa. Ao todo, são 208 pontos de venda para os produtos feitos em Piracicaba e 60 para os goianos e sul-coreanos.
“Para o consumidor, isso não muda nada. Desde o início, a Caoa opera de acordo com os padrões internacionais da montadora sul-coreana e por isso construiu a boa imagem que a marca tem no País”, diz Garbossa. “São todos modelos Hyundai.”
ENTENDA COMO A HYUNDAI SE TORNOU A QUARTA MARCA MAIS VENDIDA DO PAÍS EM 2016
Veja o que o consumidor acha da Hyundai: “(A fama de) baixo custo de manutenção e economia me levou a escolher o HB20. Minha experiência tem sido boa e eu gostaria de continuar com a marca. Quem sabe um ix35 não seja minha próxima aquisição?”
Milena Boer, 30 anos, profissional de marketing, tem um HB20 1.6 automático
“É meu segundo Hyundai, e ele tem o conforto e o espaço de que preciso agora. Já tive alguns problemas, mas o atendimento é bom. A Hyundai tem um bom pós-venda. O novo Santa Fe me interessa muito quando for trocar meu carro.”
Mariana Veloci, 36 anos, advogada, tem um Vera Cruz
“Sou cliente há oito anos e nunca tive problemas. Teria outro Hyundai, mas acho que os novos modelos chegaram muito caros, o que acabou tirando a vantagem ante marcas mais conceituadas, como BMW ou Mercedes.”
Maristella Iannuzzi, 44 anos, engenheira mecatrônica, tem um Vera Cruz
“Ele é confortável, mas não gosto do tamanho. Em um ano com o carro, tive só um problema, no ar-condicionado. O atendimento na rede Hyundai foi bom. Confio na marca”
Ana Paula Gomes, 34 anos, representante de vendas, tem um HB20 1.6
“Já é meu segundo Hyundai e nunca tive problemas. Tenho muita confiança na honestidade dos funcionários da marca”
Lucia Berlingieri, 38 anos, tanatopraxista, tem um HB20
“Entre os 1.0 que já tive, ele foi o com as melhores respostas, mas acho que poderia ser mais econômico. Minha experiência com a marca foi sempre positiva. Troquei o HB20 no fim de 2016 por um Ka, por investimento. Com o orçamento que tinha, o Ford era o mais próximo do modelo da Hyundai.”
Marta Pereira, 49 anos, comunicóloga, tem um Ford Ka
“Escolhi o carro porque ele tem o melhor custo-benefício da categoria. É leve, mas com estabilidade. O ponto fraco é que gasta muita gasolina.”
Luana Salles Minniti, 36 anos, coordenadora de crédito, tem um ix35
“O design e o custo-benefício me atraíram. A central multimídia é fácil de mexer. A única falha é não ter marcador de temperatura.”
Tonia Santana, 34 anos, fisioterapeuta, tem um HB20 1.6 com câmbio automático
“Comprei o carro há dois anos e ele está atendendo todas as minhas expectativas. Sem dúvida, meu próximo carro será um Hyundai.”
Filipe Granado, 29 anos, jornalista, tem um HB20 1.6