Redação

28/01/2020 - 3 minutos de leitura. Atualizado: 27/01/2020 | 22:51

Tudo o que já sabemos sobre o Volkswagen Nivus

Novo SUV cupê da marca tem linhas esportivas e plataforma comum a outros VW. Nivus será feito em São Bernardo do Campo

nivus
Nivus tem perfil esportivo e caimento mais acentuado do vidro traseiro Crédito: Rafael Clal/Estadão
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Volkswagen vem preparando o lançamento de um novo tipo de SUV no Brasil. O Nivus deverá ser o primeiro utilitário compacto com perfil de cupê à venda por aqui. As linhas do modelo descendem do conceito New Urban Concept. Projetado e desenvolvido no Brasil, ele foi tão bem aceito pela matriz alemã que será oferecido, após o início das vendas no País, na Europa e em outros mercados da VW.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

O novo SUV utilizará a plataforma modular MQB. A base é a mesma de dos compactos Polo, Virtus e T-Cross. Os modelos médios Jetta e Tiguan também usam a MQB.

Sob o capô, o Nivus deverá ter o motor 1.0 turbo de Polo, Virtus e T-Cross. O três cilindros sobrealimentado entrega até 128 cv com etanol a 5.500 rpm e 20,4 mkgf a 2.000 rpm. O Nivus deve ser equipado apenas com o câmbio automático de seis marchas. A transmissão tem opção de trocas manuais pela alavanca ou por aletas atrás do volante.

Tecnicamente, o SUV cupê também pode receber o motor 1.4 turbo de 150 cv usado no T-Cross. No entanto, é possível que o novo SUV seja equipado apenas com o motor 1.0 turbo. Como o T-Cross, o novo SUV terá somente tração dianteira. Por enquanto, o único SUV da Volkswagen com opção de tração integral continuará sendo o Tiguan.

O Nivus será feito na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos Polo e Virtus. A unidade foi modernizada para receber o novo carro e melhorar a produtividade.

Nivus flagrado

Recentemente, flagramos uma unidade do modelo em testes finais de desenvolvmento em São Paulo. Com pouca camuflagem, o modelo mostrou que terá itens como rack de teto e rodas grandes, possivelmente de 17 ou 18 polegadas.

O perfil traseiro lembra um pouco o do T-Roc europeu, mas com caimento menos acentuado da vigia de trás. Há também acabamento plástico sobre as caixas de roda e na base das portas. Isso dará ao modelo mais apelo aventureiro.

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


OFERTA EXCLUSIVA

Volkswagen Virtus 1.0 Comfortline 200 TSI Automatico