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Tudo o que já sabemos sobre o Volkswagen Nivus
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Tudo o que já sabemos sobre o Volkswagen Nivus

Novo SUV cupê da marca tem linhas esportivas e plataforma comum a outros VW. Nivus será feito em São Bernardo do Campo

Redação

28 de jan, 2020 · 3 minutos de leitura.

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Nivus tem perfil esportivo e caimento mais acentuado do vidro traseiro
Crédito:Rafael Clal/Estadão
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A Volkswagen vem preparando o lançamento de um novo tipo de SUV no Brasil. O Nivus deverá ser o primeiro utilitário compacto com perfil de cupê à venda por aqui. As linhas do modelo descendem do conceito New Urban Concept. Projetado e desenvolvido no Brasil, ele foi tão bem aceito pela matriz alemã que será oferecido, após o início das vendas no País, na Europa e em outros mercados da VW.

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O novo SUV utilizará a plataforma modular MQB. A base é a mesma de dos compactos Polo, Virtus e T-Cross. Os modelos médios Jetta e Tiguan também usam a MQB.

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Sob o capô, o Nivus deverá ter o motor 1.0 turbo de Polo, Virtus e T-Cross. O três cilindros sobrealimentado entrega até 128 cv com etanol a 5.500 rpm e 20,4 mkgf a 2.000 rpm. O Nivus deve ser equipado apenas com o câmbio automático de seis marchas. A transmissão tem opção de trocas manuais pela alavanca ou por aletas atrás do volante.

Tecnicamente, o SUV cupê também pode receber o motor 1.4 turbo de 150 cv usado no T-Cross. No entanto, é possível que o novo SUV seja equipado apenas com o motor 1.0 turbo. Como o T-Cross, o novo SUV terá somente tração dianteira. Por enquanto, o único SUV da Volkswagen com opção de tração integral continuará sendo o Tiguan.

O Nivus será feito na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos Polo e Virtus. A unidade foi modernizada para receber o novo carro e melhorar a produtividade.


Nivus flagrado

Recentemente, flagramos uma unidade do modelo em testes finais de desenvolvmento em São Paulo. Com pouca camuflagem, o modelo mostrou que terá itens como rack de teto e rodas grandes, possivelmente de 17 ou 18 polegadas.

O perfil traseiro lembra um pouco o do T-Roc europeu, mas com caimento menos acentuado da vigia de trás. Há também acabamento plástico sobre as caixas de roda e na base das portas. Isso dará ao modelo mais apelo aventureiro.


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