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Tudo que sabemos sobre o SUV de sete lugares da Jeep
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Tudo que sabemos sobre o SUV de sete lugares da Jeep

Novo modelo não se chamará Grand Compass, mas vai utilizar motores a diesel e o novo 1.3 turbo flexível

Emily Nery, para o Jornal do Carro e José Antonio Leme

07 de out, 2020 · 8 minutos de leitura.

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suv de sete lugares
SUV de 7 lugares da Jeep já terá nova tecnologia embarcada. O modelo é baseado no Grand Commander (foto)
Crédito:Jeep/Divulgação
FCA

A Jeep não faz mais tanto segredo sobre as novidades de 2021. A marca prepara uma avalanche de mudanças para a gama de veículos oferecidas no Brasil. Mas além das novidades de Renegade e Compass, que falaremos mais abaixo, a empresa terá um novo SUV de sete lugares no Brasil.

O novo modelo chega às ruas do País no segundo semestre de 2021. Sua missão é brigar na categoria de VW Tiguan AllSpace (nas versões de sete lugares), Caoa Chery Tiggo 8, Mitsubishi Outlander e Peugeot 5008, por exemplo. A FCA afirma que o modelo será o SUV mais tecnológico projetado e produzido na América Latina.



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JEEP

Itens que já estão presentes como opcionais no Compass, devem ser de série ao novo SUV. Entre eles frenagem autônoma de emergência, leitor de faixa de rolagem e controle de velocidade adaptativo. Outros itens que devem ser parte do novo projeto são o farol alto automático, abertura elétrica do porta-malas, entre outros.

Como era de se esperar, o modelo será produzido em Goiana (PE) e vai utilizar a mesma plataforma da qual surgiram Renegade e Compass. Com isso, também está confirmado que o novo SUV de sete lugares, além da opção de motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, vai apostar no novo motor 1.3 turbo e flexível da família Firefly. Esse novo 1.3 turbo entrega cerca de 180 cv na calibração mais potente. Na Europa, ele tem também versões de 130 cv e 150 cv.

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Nome Grand Compass está descartado para o SUV de sete lugares

A Jeep tratou de negar que o novo produto vá se chamar “Grand Compass”, como vinha sendo ventilado. A marca tem uma tradição de quando cresce alguns modelos, adotar o Grand no nome. Com isso fica o suspense para qual será o nome do novo modelo.

Vale lembrar que a Jeep já tem um modelo de sete lugares baseado na mesma plataforma do Compass, é o Grand Commander. O modelo é vendido na China e foi apresentado como o conceito Yuntu, em 2017, no Salão de Xangai.

Ele tem 4,87 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,73 m de altura e entre eixos de 2,80 m. Como comparação, o Compass 4,41 m x 1,81 m x 1,63 m e 2,63 m de entre eixos. As medidas do Grand Commander são suficientes para garantir o espaço para sete lugares no novo SUV e brigar com o Tiguan AllSpace.


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Compass e Renegade híbridos em 2021

Os dois modelos mais vendidos da Jeep no Brasil, também terão novidades. O Renegade que teve uma leve reestilização, vai ganhar uma nova geração em breve. Mas antes disso, o modelo vai adotar os novos motores turbo Firefly.

Ele terá o 1.0 três cilindros turbo e flexível. Esse motor rende cerca de 120 cv e vai ser uma novidade para aposentar o 1.8 e.Torq, que vem recebendo uma série de melhorias para tentar render mais e ser mais econômico, sem muito sucesso.


O Compass ainda espera sua primeira reestilização que deve acompanhar a adoção do motor 1.3 turbo em substituição ao atual 2.0 aspirado de 166 cv. Diferentemente do sete lugares, o Compass deve ficar com o 1.3 turbo calibrado para 150 cv.

Além disso, a FCA pretende vender aqui as versões híbridas, apresentadas durante a CES 2020, em Las Vegas, EUA. Com o sobrenome 4xe, elas associam o motor 1.3 turbo a um elétrico de 60 cv nas rodas traseiras, formando assim a tração 4×4.

Na Europa, a potência combinada do sistema no Renegade é de 190 cv e no Compass de 240 cv. O consumo, em ciclo europeu, chega a 50 km/l com gasolina. A bateria de íons de lítio é de 11,4 kWh. Ela garante uma autonomia de até 50 km no modo elétrico e a recarga pode ser feita em uma tomada convencional.


Jeep Gladiator atrasou e não tem data

O enorme volume de encomendas da picape Gladiator nos Estados Unidos tirou de cena a chegada no Brasil, por enquanto. A picape off-road, derivada do jipe Wrangler, foi um sucesso maior que o esperado por lá. Por isso, a fábrica não está dando conta de atender a produção. Não há uma nova estimativa de chegada no País.

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Grand Wagoneer

Ainda que fosse desejado, a FCA também já descartou, ao menos por ora, a vinda do Grand Wagoneer. O modelo revisita um nome usado pela marca entre 1963 e 1993. Ele era o modelo mais luxuoso, e chegou ao mercado novamente para ocupar o mesmo espaço, acima do Grand Cherokee.


Em tempos de câmbio de dólar batendo em quase R$ 6, se tornou ainda mais inviável. Com base de picape Ram 1500, o Grand Wagoneer é muito grande e caro para o Brasil. Ele também é um SUV de sete lugares, mas nos padrões americanos, digamos assim. A FCA acredita também que o modelo por suas dimensões é pouco viável para as cidades brasileiras.

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