Você está lendo...
Uber autônomo poderia ter evitado acidente
Notícias

Uber autônomo poderia ter evitado acidente

Especialistas indicam que sistema do Volvo XC90 autônomo da Uber poderia ter evitado atropelamento e morte de ciclista nos Estados Unidos

Redação

24 de mar, 2018 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

uber
Uber encerrou suas operações para testes de direção autônoma no Arizona após acidente
Crédito:Uber/Divulgação
uber

O acidente com o carro autônomo da Uber que matou uma ciclista nos Estados Unidos poderia ter sido evitado. É o que dizem alguns especialistas em veículos autônomos após análises mais profundas no ocorrido. O tema, no entanto, ainda divide opiniões.

Especialistas da empresa de tecnologia Cortica fizeram simulações e descobriram que os radares e sensores do Volvo XC90 da Uber detectaram a ciclista Elaine Herzberg 0,9 segundo antes do impacto. Na velocidade em que o Volvo circulava (62 km/h), isso significou 15 metros de espaço para reação. A distância deveria sido suficiente para o sistema evitar o atropelamento.

Tempo suficiente

Para o professor de Direito que estuda carros autônomos Bryrant Walker, o XC90 da Uber teve tempo de sobra para detectar a vítima e evitar o acidente. Segundo ele, ainda não dá para tirar conclusões sobre o ocorrido ainda. Mas há possibilidade clara de falha no sistema autônomo.

Publicidade


A polícia de Tempe, no Arizona, o NHTSA e outros órgãos de trânsito americanos estão trabalhando na investigação para determinar quem é o responsável pelo acidente.

Deixe sua opinião