
A Uber lançou na semana passada, em parceria com a Volvo Cars, uma frota de veículos autônomos para prestação de seu serviço de transporte na cidade de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. Ainda em teste, o serviço utiliza modelos XC90 com tecnologia de direção sem interferência do motorista.
Entretanto, alguns problemas já começaram a acontecer. Primeiro o órgão responsável pelo trânsito da Califórnia afirmou que a Uber não tem autorização para realizar os testes e, por isso, deve suspender o programa imediatamente.
A lei da Califórnia permite testes de condução autônoma em vias públicas, mas a empresa interessada precisa antes obter uma autorização. Atualmente 20 empresas têm a liberação oficial, mas nem o Uber nem a Volvo estão na lista. Volkswagen, Mercedes-Benz, Google, Tesla, BMW, Nissan, Honda e Ford são algumas das autorizadas.
A situação ficou mais complicada quando um motorista flagrou em vídeo um XC90 autônomo da Uber cruzando um semáforo fechado e postou o vídeo no You Tube – em apenas um dia foram mais de 340 mil visualizações. A Uber reconheceu o fato, mas disse que os veículos rodam com um engenheiro no banco do motorista e que neste caso específico ele estava dirigindo o veículo, com o sistema autônomo desligado. Assim, o caso seria de falha humana.
Em comunicado, a Uber ainda alegou que entende não necessitar da autorização das autoridades da Califórnia pois, em sua visão, essa é necessária apenas para as empresas que conduzem testes sem presença humana no banco do motorista.