
O Uber contratou o engenheiro Mark Moore para liderar sua divisão de desenvolvimento de aeronaves. Com mais de 30 anos de experiência na Nasa, a agência espacial norte-americana, Moore ganhou destaque em 2010, ao publicar um estudo sobre a viabilidade de aeronaves elétricas. O estudo fez com que Larry Page, CEO do Google, fizesse um investimento em duas startups do Vale do Silício especializadas nesse tipo de transporte.
No Uber, Moore ocupará o cargo de diretor de engenharia para aviação. Sua contratação é um reflexo da visão de futuro da empresa, que acredita que a solução para os engarrafamentos nas cidades seja justamente os céus. Os carros da companhia poderiam, por exemplo, levar os passageiros a “portos verticais”, locais onde eles poderiam embarcar em aeronaves que decolem verticalmente (VTOL, em inglês), e seguir até seus destinos. A empresa afirma que uma viagem da baía de São Francisco até San José, que costuma levar duas horas de carro, poderia ser feita em apenas 15 minutos com o uso do VTOL.
Em um comunicado, Nikhail Goel, líder de produtos para programas avançados do Uber, comentou a contratação de Moore. “O Uber continua vendo seu papel como um catalizador para o ecossistema de transportes e nós estamos animados em ter o Mark se juntando a nós para trabalhar com fabricantes e acionistas”.