Nícolas Borges
O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet disse certa vez que pilotar um F-1 nas ruas de Mônaco é como “andar de bicicleta na sala”. A analogia costuma valer para andar de carro em kartódromos. Mas a agilidade dos Mini atuais subverte essa máxima. Ainda mais quando o modelo é um John Cooper Works.
Nem se sente um efeito negativo no comportamento dinâmico por causa da falta do teto, como neste JCW Cabrio, que acaba de ser lançado no Brasil, a R$ 149.950.
Debaixo do capô do inglesinho conversível, o propulsor 1.6 turbo despeja 211 cv (27 a mais que no Cooper S), muito bem aproveitados pelo câmbio manual de seis marchas. Para deleite dos puristas, não há opção de transmissão automática. Os engates poderiam ser levemente mais macios. Contudo, isso não estraga a tocada, que é forte mesmo em uma pista de kart.
É em um lugar assim esse que as maiores qualidades do carro vêm à tona. A suspensão firme, aliada aos pneus 205/45 R17, deve desagradar em piso ruim, mas com asfalto bom, não há do que reclamar. O pacote da diversão é completado pela direção bem direta e pelo diferencial eletrônico, que ajuda, em especial, a contornar curvas fechadas, quando se desliga o controle de estabilidade.
O Mini JCW Cabrio vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e atinge 235 km/h. Mas ter prazer com ele independe da velocidade.